Um dos assuntos da semana tem sido a colisão de um caça russo com um drone MQ-9 Reaper dos EUA. As opiniões têm sido diversas. Recentemente os EUA divulgam o momento do embate do caça russo no drone no mar Negro. Veja o que aconteceu.
Caça russo lança combustível quando interceta drone americano
De acordo com o Comando Europeu do exército dos EUA, um caça russo Su-27 colidiu com um drone americano MQ-9 Reaper sobre o Mar Negro esta terça-feira. A perda do drone do MQ-9 Reaper foi completa, segundo as informações.
Um vídeo divulgado recentemente pelo Comando Europeu das Forças Armadas dos Estados Unidos mostra momentos críticos no encontro entre as duas aeronaves no ar. O vídeo foi registado pela câmara do drone MQ-9 Reaper. No vídeo é possível ver um caça russo Sukhoi SU-27 a aproximar-se e a despejar combustível aquando da interceção do drone americano.
US military's European Command released footage of the encounter between a Russian Air Force Su-27 jet and an American MQ-9 drone over the Black Sea earlier this week.
US officials said the operators have remotely wiped the drone’s sensitive software.#Pentagon #Russians… https://t.co/sXg7LaeU06 pic.twitter.com/Cr6t0ibYMX
— 凤凰欧洲 PhoenixCNE News (@PhoenixCNE_News) March 16, 2023
Os Estados Unidos acabaram por derrubar o drone em águas internacionais a sudoeste da Crimeia. Segundo o que foi revelado, os operadores procederam à limpeza de dados e software sensível, mitigando assim o risco de informações secretas serem obtidas pelo inimigo.
Moscovo veio referir que ia tentar recuperar os destroços do drone. No local está já uma equipa russa com esse objetivo.
Leia também…