Como temos vindo a acompanhar, o 5G ainda não é uma realidade em Portugal do ponto de vista comercial. No entanto, as operadoras têm vindo a disponibilizar esta tecnologia de comunicação de quinta-geração em vários locais.
Hoje a NOS deu a conhecer a primeira escola com 5G em Portugal. Saiba onde fica.
A NOS apresentou hoje a Primeira Escola 5G do país – a Escola Secundária João Gonçalves Zarco, em Matosinhos. Esta Escola, reconhecida e premiada internacionalmente pelo seu caminho de inovação, está agora dotada da mais avançada rede de comunicações móveis, para que toda a comunidade escolar possa, desde já, começar a tirar partido da tecnologia que promete revolucionar todos os setores críticos da sociedade, revelou a operadora em comunicado.
Com recurso a uma solução de Realidade Virtual sobre 5G, os alunos da turma de Ciências e Tecnologias do 12º ano, fizeram uma visita de estudo virtual ao Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, em Lisboa, situado a mais de 300 km da escola. Nesta experiência puderam visitar e interagir, de forma imersiva e quase real, com os conteúdos da exposição da Sala Explora do Pavilhão do Conhecimento, através de um robot equipado com uma câmara 360º, controlado remotamente pelos alunos.
5G abre portas a uma educação de maior proximidade
O 5G abre portas às melhores práticas de ensino associadas a este novo paradigma tecnológico, através de metodologias colaborativas e de formatos interativos, virtuais e assistidos, que permitem uma aprendizagem mais fácil, estimulante e enriquecedora.
- Democratização do acesso às ferramentas digitais – a massificação de aulas virtuais permitirá reduzir barreiras física e económicas, com conteúdos lecionados e acompanhados à distância, que passam a estar acessíveis a todos. As escolas estarão cada vez menos limitadas pelo espaço e pelo tempo e a quinta geração de comunicações móveis é preponderante para acelerar esta tendência.
- Conectividade no ambiente e comunidade escolar – o 5G irá permitir um acesso aos conteúdos educativos cada vez mais imediato. Atualmente, são necessários muitos minutos, e por vezes horas, para descarregar vídeos em alta definição. Com as velocidades do 5G bastarão alguns segundos para descarregar um vídeo HD ou fazer streaming de vídeo 8K.
- Modernização dos métodos de ensino – a velocidade do 5G aliada à sua quase nula latência vai potenciar a utilização de tecnologias como a realidade virtual e aumentada, possibilitando experiências de aprendizagem in loco ou remotas acompanhadas e com elevada qualidade e nível de interação. O acesso imediato a recursos multimédia combinado com as novas tecnologias vai proporcionar experiências imersivas como é o caso das visitas de estudo virtuais.
- Desmaterialização dos recursos e literacia digital – a evolução da tecnologia permitirá promover a digitalização dos conteúdos didáticos e processos de ensino e avaliação, estimulando uma educação mais inovadora e reforçando a aprendizagem de competências digitais essenciais.
Leia também…