A guerra dos serviços de alojamento de ficheiros teve o seu ponto alto no início deste ano. Num curto espaço de tempo surgiu o Google Drive e o SkyDrive, da Microsoft foi alargado e teve a sua imagem renovada.
Mas para que estes serviços vinguem, para além do espaço disponibilizado, é necessário que consigam interagir com outros serviços e permitir que os usemos de forma diferentes das quais foram desenvolvidos. É neste ponto que o Dropbox tem a sua mais valia e que outros tentam seguir.
A Microsoft, com o seu serviço Skydrive resolveu agora dar um passo de gigante e passou a disponibilizar alterações na sua API, que permitem uma utilização mais abrante em serviços web e em aplicações Windows 8.
Estas alterações na API do SkyDrive vão permitir que todos os serviços ou aplicações que pretendam possam passar a usar o SkyDrive para alojar ficheiros, imagens de alta resolução ou para backup de dados.
Para além disso o SkyDrive passa a ter a possibilidade de ser usado para aceder ou enviar ficheiros.
Em concreto as novidades são as seguintes:
- Submissão de imagens de alta resolução a partir de qualquer App
- Usar o SkyDrive para salvaguarda de dados de aplicações
- Permitir que qualquer webapp use o gestor de ficheiros do Skyrive
Estas novidades passaram a permitir que o Gmail passe a poder fazer uso de uma funcionalidade que o serviço Outlook.com tem já disponível e que é de extrema mais valia. Falamos da hipótese de enviar e guardar ficheiros a partir do SkyDrive.
Para isso foi já desenvolvida um add-on para Chrome e para Firefox que permite activar e fazer uso desta funcionalidade. Esta extensão foi desenvolvida pelos criadores do serviço Attachments.me e está disponível para todos.
Depois de instalada, esta extensão passa a disponibilizar na interface do Gmail, ou Google Apps, a possibilidade de acedermos aos ficheiros que temos alojados no Skyrive para depois os anexarmos e enviarmos por email.
Por outro lado passa também a ser possível guardar os ficheiros que recebemos directamente na nossa conta do SkyDrive e assim conseguirmos fazer uma gestão mais criteriosa e cuidada destes.
Uma última funcionalidade que esta extensão permite é a possibilidade de gravarmos automaticamente para o SkyDrive ficheiros que recebamos de determinados remetentes.
Para instalarem esta nova extensão basta que acedam a este endereço e que a procurem no final da página.
Se quiserem começar a explorar esta nova API e desenvolver os vossos próprios serviços podem consultar a informação disponível neste link.