É hoje o último dia para validar as suas faturas no Portal das Finanças. Os contribuintes devem indicar as respetivas categorias para assim usufruírem das deduções à coleta possíveis. Saiba qual a forma mais rápida e intuitiva para fazer este processo.
Use a app e-fatura para validar as suas faturas
Tal como temos vindo a alertar, o prazo para validar as suas faturas para deduções à coleta termina hoje, dia 26 de fevereiro, segunda-feira. Uma das formas mais rápidas para validar é usando a app e-fatura que está disponível para Android e iOS.
Através da app todo o processo é mais intuitivo e até é possível validar faturas em massa. A app permite-nos também, a qualquer altura, saber o número de faturas pendentes e as deduções provisórias em IRS.
A categorização das faturas é um processo “chato”, mas com a app móvel tudo fica mais fácil. Pode ver aqui como o pode fazer.
Não se esqueça também de validar as faturas dos seus filhos mais novos, devendo para isso entrar com as credenciais deles.
De referir que é possível reaver parte do IVA pago em vários tipos de despesas, como, por exemplo, alojamento e restauração, oficinas de automóveis e motociclos, cabeleireiros e institutos de beleza, ginásios e veterinários.
Segundo a Deco, o IVA pago em assinaturas de jornais e revistas, e em bilhetes e passes mensais para utilizar em transportes públicos, é considerado para o benefício do IVA na sua totalidade.
Se faltarem algumas faturas, o contribuinte deverá introduzi-las manualmente na declaração de IRS durante a época de preenchimento, que decorre de abril a junho.