Pplware

Internet vs Depressão

Já aqui se falou das Dependências da Internet e surgiram vários comentários que referiam sentimentos e comportamentos de Depressão.

E a realidade é que muito tempo passado na Internet, pode provocar sintomas depressivos. Quem refere este acontecimento são cientistas britânicos, numa notícia publicada no IB Times.


A grande dúvida está em saber se é a Internet que causa a depressão, ou se são as pessoas depressivas que se sentem cativadas pelo mundo da Internet, e depois essa condição se agrava.

Estudos realizados por Psicólogos da Universidade de Leeds, indicam haver uma forte relação entre o constante e insaciável uso da Internet, com o desenvolvimento de hábitos compulsivos, que diminuem a existência da vida social do sujeito, e despoletam e/ou promovem o aparecimento de Perturbações Mentais, como a Depressão e a Dependência.

Das 1.219 pessoas avaliadas, entre os 16 e 51 anos, 1,2%, quase 16 pessoas, afirmaram ser viciados em Internet, e estão sujeitos a uma incidência de depressão entre moderada e severa.

Outro estudo, desta vez realizado pela Universidade de Stoney Brook, vem reforçar esta ideia, referindo que o uso excessivo das Redes Sociais, provoca sintomas associados à depressão em raparigas adolescentes.

O simples facto de haver facilidade de troca de mensagens pelas redes sociais, ou e-mail, facilita os excessos numa discussão, ou  Cyberbullying. O estudo revela que as raparigas são mais afectadas por este comportamento, e que os rapazes não se preocupam tanto com estas discussões.

Outra conclusão indica que, ao se exporem a estas discussões, as raparigas, por não terem tantas habilidades de resolução de problemas através de discussões positivas e construtivas, acabam por entrar numa “bola de neve” de ataques negativos online, que podem levar ao Suicídio.

No entanto, o mundo virtual também já serviu para salvar vidas. Jesse Coltrane de 21 anos, conheceu um rapaz de 18 anos através da Webcam, que lhe comunicou a sua intenção de suicídio, referindo que já se estava a cortar. Ao alertar as autoridades locais que conseguiram localizar o rapaz, Jesse conseguiu assim, via online, salvar uma vida.

Casos com menos sucesso, e fatais, foram os de Ashley Grills, que avisou no seu MySpace que se ia suicidar, acabando por fazê-lo. E também Megan Meier, uma adolescente de 13 anos que se suicidou, devido a questões relacionadas com Redes Sociais.

Fontes:

Redes Sociais na Internet Causam Depressão

Internet e Depressão

DSM-IV-TR (Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais)

Exit mobile version