A tecnologia, as redes sociais e o desporto estão cada vez mais unidos. Há uma comunhão de recursos que nos permite ter acesso a imagens fantásticas, sejam elas captadas em que lugar for. Assim, o vídeo partilhado agora mostra um helicóptero da imprensa, que seguia um camião no Dakar, e que chocou com o veículo em prova.
Conforme podemos ver nas imagens, o que aconteceu fica para mais tarde recordar, mas foi pura sorte, tendo em conta a velocidade e proximidade entre os veículos.
Rally Dakar presenteia-nos com imagens fantásticas
O Rally Dakar é provavelmente a categoria do automobilismo que deixa as imagens mais espetaculares. São veículos poderosos e percorrer em alta velocidade trilhos pelo meio de desertos onde raramente passa vivalma. Contudo, também é uma prova que nos oferece momentos peculiares que não esperamos ver. Como, por exemplo, este embate entre o helicóptero do Dakar e um dos camiões participantes no rali.
I’ve been banging on about no shot being worth risking your life for for years – clearly no one told this helicopter pilot on the @dakar. Very lucky crew indeed pic.twitter.com/4CLjVRRZuo
— Colin Clark (@voiceofrally) January 16, 2021
Helicóptero colide com um camião que participa na prova do deserto
À priori, parece um “meme”… mas não, não é. Na última etapa do rali mais difícil do mundo, o salto acidentado do camião KAMAZ #501 pilotado por Anton Shibalov surpreendeu o helicóptero da imprensa, que na época registava a enorme etapa de mais de 200 km que liga pelo deserto Yanbu a Jeddah, na Arábia Saudita.
Como se pode ver nas imagens capturadas e partilhadas no Twitter por um amador, o camião salta e o helicóptero, que voa demasiado baixo, é atingido com força. Logo a seguir, voa sem grandes problemas, embora (supomos) que com um enorme susto. Segundo o que foi mostrado, o camião, que foi danificado no topo, pôde também continuar o seu caminho para a meta. Não parece ter tido qualquer problema para além de alguns danos no topo.
— Muaath ⛰ (@Muaath___) January 15, 2021
Apesar de tudo, Shibalov, membro da equipa KAMAZ no Dakar, terminou em terceiro lugar. Na classificação geral, garantiu o segundo lugar atrás do seu colega de equipa Dmitry Sotnikov, o campeão de rali na categoria de camiões. O terceiro lugar foi também para um Kamaz, liderado por Airat Mardeev.
A marca russa é a referência absoluta nesta especialidade e prova disso são as 17 vitórias que conquistou desde que aterrou no Dakar em meados dos anos 90.