Pplware

ICP: A criptomoeda lançada há 3 dias que já é uma das maiores do mundo

Há uma nova criptomoeda a dar que falar. Trata-se da ICP que foi lançada na passada segunda-feira, mas que rapidamente se tornou numa das maiores em todo o mundo.

A moeda tem como objetivo superar a Ethereum, e chega com toda a força para o conseguir. Mas o que terá esta moeda de tão especial?


ICP é a nova criptomeoda que rapidamente se tornou popular

ICP, que significa Internet Computer é uma nova moeda digital que foi lançada na passada segunda-feira, dia 10 de maio. Mas aquela que se esperava ser ‘apenas’ mais uma criptomoeda entre tantas outras, rapidamente se tornou popular. Prova disso é que apenas um dia após o seu lançamento, a ICP alcançou a oitava posição de maior valor deste mercado.

Esta moeda digital foi criada pela Fundação Dfinity e tem como objetivo superar a Ethereum. Funciona através de uma rede otimizada para contratos inteligentes e finanças descentralizadas (DeFi).

Nesta quarta-feira, dia 12 de maio, apenas dois dias após o seu lançamento, a ICP já capitalizava cerca de 36 mil milhões de dólares (~30 mil milhões de euros). Atualmente, segundo dados do CoinMarketCap, esta moeda vale cerca de 290 dólares, perto de 240 euros.

Claro que, sendo uma novidade, é normal que o preço seja bastante instável. E a euforia criada à volta do seu lançamento contribuiu para que a moeda chegasse a valer 700 dólares (~580 euros). Já o valor de mercado chegou aos 90 mil milhões de euros (~75 mil milhões de euros), conseguindo assim superar a Dogecoin.

Em 3 dias já está listada nas principais exchanges do mundo

Assim, em apenas 3 dias, a ICP já foi listava nas principais exchanges do mundo, como a Binance e a Coinbase. Tal feito tornou esta moeda mais acessível a milhões de investidores, o que contribuiu para o aumento do seu valor.

A ICP é então direcionada para as finanças descentralizadas, podendo criar apps e programas que recriam o sistema financeiro tradicional de forma automatizada.

Veja o vídeo do lançamento da ICP:

De acordo com o fundador da ICP, Dominic Williams, à Bloomberg:

A Internet Computer funciona de uma maneira muito diferente de qualquer outro blockchain.

Hoje, muitos blockchains são executados sobretudo em nuvem. Já o Internet Computer funciona inteiramente em hardware dedicado que é instalado pelos colaboradores independentes em todo o mundo.

ICP é uma criptomoeda mais rápida e acessível

Williams defende que a moeda ICP é mais rápida e mais acessível do que a ether, ao nível de estrutura. No que respeita aos blockchains, Ethereum é uma rede complexa quanto à hospedagem de apps DeFi. Dessa forma, a ICP mostra ser uma alternativa competitiva, no sentido em que consegue expandir a sua capacidade de processamento consoante a procura.

O fundador disse ainda que tanto a ICP como o seu blockchain permitem a criação de apps e sites hospedados que vão operar de uma maneira descentralizada, o que traz assim uma maior independência aos serviços online.

Em suma, este é um projeto mais ambicioso. A criptomoeda ICP pretende tornar-se na base monetária para uma “nova Internet”. A Fundação Dfinity propõe criar uma rede livre de monopólios, como Google, Facebook e Amazon.

Até ao momento, este projeto já originou mais de 120 milhões de dólares, cerca de 100 milhões de euros, em investimentos. No entanto, tudo ainda é muito incerto quando ao futuro desta nova moeda digital.

Exit mobile version