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Google vai passar a alertar para resultados de pesquisa pouco confiáveis

O SEO é uma das ferramentas mais importantes para aqueles que querem potencializar o posicionamento da sua página nos resultados dos motores de busca, como o Google. Por reunir um incontável número de páginas, esta ferramenta é essencial, na medida em que permitirá o destaque de conteúdos em detrimento de outros, pela qualidade avaliada.

No entanto, apesar da classificação de SEO, os resultados podem não ser os mais fidedignos. Por isso, a Google permitirá aos utilizadores identificarem os resultados pouco fiáveis.


Várias empresas como o Facebook, Twitter e mesmo a Google têm enfrentado duras batalhas no que à desinformação diz respeito. Na realidade, a quantidade de tópicos disponível nas várias plataformas torna-se difícil de controlar, pelo que a propagação de conteúdos errados ou falsos acontece de forma cada vez mais natural.

Nesse sentido, o Google está a testar uma nova funcionalidade que prevê que os utilizadores identifiquem resultados pouco fidedignos, apesar da classificação que os conteúdos possam ter de SEO. Este que potencializa o posicionamento dos conteúdos nos resultados no Google, consoante um conjunto de parâmetros específicos.

Apesar de ser uma ferramenta essencial, o SEO não contabiliza nem desvenda a veracidade daquilo que está a ser publicado. Portanto, embora estejam nas primeiras linhas de resultados, estes poderão não representar informação verdadeira.

Google junta-se no combate das fake news

A Google confirmou recentemente que está a testar a nova funcionalidade e que o aviso tem vindo a aparecer numa pequena percentagem das pesquisas. Estas que tendem a concentrar-se em tópicos tendência que, por esta razão, se desenvolvem constantemente.

De acordo com Danny Sullivan, um dos elementos responsáveis pelas pesquisas do Google, embora a empresa tente mostrar resultados fiáveis e relevantes, torna-se uma tarefa complexa, pela quantidade de informação que recebe a cada segundo.

Nesse sentido, o aviso não dirá ao utilizador se a informação está certa ou errada. Por sua vez, dará a conhecer que o tema está em constante atualização e mudança e que, por isso, a informação poderá não estar completa e efetivamente certa, podendo vir a ser aprofundada mais tarde. Isto, claro, independentemente da classificação de SEO.

Desta forma, a Google tentará que, por estarem avisadas da volatilidade e incompletude do conteúdo, as pessoas não o espalhem e não disseminem informação falsa.

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