… permitindo visualizar mapas de múltiplos andares, no Android.
A qualidade do Google Maps é única. Além de permitir visualizar os mapas do mundo inteiro em várias camadas (satélite, terreno e vectorial) tem um vasto conjunto de serviços associados como locais (Google Places), direcções (Navigation), o Latitude que permite encontrar amigos próximos e o “Dar entrada”, parecido com um check-in no Foursquare, tudo a custo zero.
A qualidade deste serviço não pára de evoluir e desta vez acaba de ser implementada a possibilidade de visualizar mapas indoor… isso mesmo, a própria planta de um edifício, obviamente apropriado para grandes edifícios.
O conceito é bastante interessante e pode ser útil em inúmeras situações. A orientação em grandes edifícios como aeroportos, estádios e grandes superfícies comerciais pode ser bastante difícil quando estes ainda não são conhecidos. Mesmo com as normais placas de orientação e plantas (algumas interactivas) no seu interior, tudo fica mais fácil quando um mapa se encontra na palma da mão!
Esta funcionalidade encontra-se disponível apenas no Android para versões superiores à 2.2 Froyo, nomeadamente na nova versão 6.0 do Maps disponibilizada no passado dia 29. As novidades nesta nova versão não se ficam por aqui e todas as outras estão disponíveis para equipamentos que apenas tenham a versão 2.1 do Android.
A lista completa de alterações é:
- Mapas do interior de aeroportos e lojas de retalho seleccionados. Saiba mais em g.co/indoormaps
- Menu adicionado à barra de ferramentas superior para alternar facilmente entre funcionalidades comuns.
- Ecrã inicial do Google Places actualizado, agora com pesquisas populares com base na sua localização.
- Opção para desactivar obscurecimento automático do ecrã para Navegação.
Para já o serviço de mapas no interior dos edifícios está disponível apenas nos E.U.A e Japão em edifícios seleccionados (aeroportos, espaços comerciais e estações de comboio), listados aqui.
Existe ainda a possibilidade de submeter uma planta de um edifício, de apenas um andar. Esta funcionalidade está disponível, para já, só nos E.U.A. e pode ser feito com recurso a este guia.
Como já referido acima nas alterações efectuadas, o Google Places (Locais) foi redesenhado e assemelha-se agora mais ao estilo do novo Android 4.0 Ice Cream Sandwich.
Acrescento ainda que estão disponíveis funcionalidade adicionais, acessíveis a partir de Menu > Definições > Google Labs, que permitem melhorar a experiência de utilização desta aplicação.
Sugiro que experimente a excelente página interactiva de apresentação do Google Maps, acessível a partir desta ligação.