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Google Chrome já começou a bloquear os cookies de terceiros

A Google anunciou, no final de 2023, aquilo que entendemos ser uma mudança de paradigma na Internet. Fazendo jus à sua palavra, a gigante das pesquisas começou o ano a bloquear os cookies de terceiros.


A Google tem a decorrer, desde ontem, a primeira fase de um plano para o fim dos cookies de terceiros, prevista para o final deste ano.

Cerca de 30 milhões do muito mais largo leque de pessoas que utilizam o Google Chrome já começaram a ver os cookies de terceiros desativados. Embora englobe uma amostra pequena de toda a sua base de utilizadores, é um passo fundamental para a implementação global.

 

Início do fim dos cookies de terceiros

Segundo a gigante das pesquisas, estes primeiros utilizadores, escolhidos aleatoriamente e espalhados pelo mundo, receberão uma notificação. Quando abrirem o Google Chrome no desktop ou Android, aqueles que fizerem parte da amostra poderão aceitar ou recusar “navegar com mais privacidade”.

Esta decisão da Google resultará numa melhor experiência de utilização, pois, à medida que o utilizador navega na Web, os cookies de terceiros serão restringidos por predefinição, limitando a capacidade de os websites rastrearem a sua atividade.

Os cookies são, essencialmente, pequenos ficheiros armazenados no seu dispositivo, que podem ser utilizados para registar várias informações: o que faz num site, qual o computador que está a utilizar, a partir de onde iniciou sessão, o caminho até uma determinada página, entre outras.

Estes dados são importantes, sobretudo, para a publicidade online, pois permitem personalizar os anúncios com base nos “interesses” de cada utilizador.

Se, durante o teste, o Google Chrome detetar que está a ter problemas em visualizar um site que não funciona sem cookies de terceiros, mostrar-lhe-á a opção de os reativar, temporariamente.

Com isto, a Google não procura acabar com o negócio da publicidade. Conforme explicou, irá utilizar novas ferramentas, de modo a equilibrar a proteção da privacidade dos utilizadores e continuar a fornecer dados aos anunciantes para personalizar os anúncios.

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