Apesar de estarmos a viver tempos de pandemia, os fogos mantêm-se como uma enorme ameaça ao nosso país. O tempo muito quente, a falta de limpeza em alguns locais e a “mão criminosa” são algumas das situações que levam à ocorrência de grandes incêndios que mobilizam normalmente vários meios.
Através de plataformas online podemos acompanhar o que acontece no país. Hoje voltamos a apresentar a plataforma Fogos.pt.
Fogos.pt é um serviço que lhe permite saber, em tempo real, todas as ocorrências de incêndios com a respectiva localização e estado do incêndio. O Pplware apresentou este serviço em 2016 que continua a ser um dos mais completos e populares.
O estado das ocorrências é classificado por cores que podem ser, desde Ocorrência Significativa, Vigilância, Em Resolução, quando não há perigo de propagação para além do perímetro já atingido, Em Curso, quando o incêndio se encontra em evolução sem limitação de área, entre outras situações. Além da apresentação num mapa, pode ainda ver em tabela ou lista, simplificando a pesquisa.
O serviço é actualizado de dois em dois minutos com recurso aos dados da própria Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC). Além das informações já descritas, o utilizador poderá ainda saber quais os meios que foram deslocados para a ocorrência, nomeadamente, o número de bombeiros, de carros e até de meios aéreos, bem como a data e hora de início.
Existe também uma página com estatísticas onde podemos saber de imediato quantos fogos há ativos, número de bombeiros no terreno, número de veículos terrestes envolvidos e também quantos meios aéreos.
No que diz respeito a filtros,na página principal pode desativar camadas, apresentar mapa de temperatura, pressão, vento, mostrar o risco de incêndio entre outras opções. Há ainda uma zona de informações, onde se explica o estado das ocorrências, os tipos de meios, os índices de risco de incêndio,etc.
O serviço é actualizado de dez em dez minutos com recurso aos dados da própria Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).
Além das informações já descritas, o utilizador poderá ainda saber quais os meios que foram deslocados para a ocorrência, nomeadamente, o número de bombeiros, de carros e até de meios aéreos, bem como a data e hora de início.
Homepage: Fogos.pt