…em conjunto com Samsung, Opera, Nokia, MediaTek, Qualcomm e Ericsson
Pensar que hoje em dia a Internet está disponível a todos…é errado! Na verdade, existem ainda 5 mil milhões de utilizadores que não têm acesso a esta rede “global”, o que corresponde a cerca de 2/3 da População mundial.
Mas a iniciativa Internet.org,liderada pelo Facebook, quer inverter o cenário tendo como objectivo dotar determinados países de melhores infra-estruturas, e facilitar o acesso a equipamentos tecnológicos.
A ideia não é nova (ver projecto Loon – aqui) mas as empresas agora envolvidas têm capital e uma presença muito forte no mundo tecnológico. Apresentada esta passada terça-feira, a iniciativa Internet.org irá explorar três áreas de oportunidades:
- Acessibilidade: Levar a Internet a TODOS, de uma forma eficiente e a preços muito acessíveis.
- Eficiência: Como a transmissão de dados requer largura de banda, deverão ser desenvolvidos mecanismos para melhorar a compressão de dados e tornar os serviços ainda mais eficientes. (O Facebook, por exemplo, diz que está a trabalhar em reduzir o uso de dados médio diário por parte da aplicação para Android, de 12 MB para 1 MB.)
- Modelos de negócio: Espera-se que com esta iniciativa, empresas como a Nokia e Samsung criem também smartphones low cost e que resultem várias parcerias com muitas outras empresas, mesmo em outra áreas.
Para Mark Zuckerberg, este projecto terá de ser forte para ultrapassar as muitas barreiras que existem nos países em desenvolvimento que os impedem de ter acesso à economia do conhecimento . A ideia é conseguir superar tais desafios e levar a Internet a quem não a pode pagar.
There are huge barriers in developing countries to connecting and joining the knowledge economy. Internet.org brings together a global partnership that will work to overcome these challenges, including making Internet access available to those who cannot currently afford it