A notícia que todos esperavam foi apresentada ontem à tarde por Mark Zuckerberg, fundador do Facebook. Está finalmente lançado o serviço que nos últimos dias criou expectativa e ansiedade dos utilizadores da Internet e, principalmente, nos milhões de utilizadores do Facebook. A maior rede social do mundo, ao contrário do que se estava à espera, não lançou um serviço de email (puro e duro), lançou sim uma ferramenta muito mais avançada à qual chamaram Facebook Messages.
De acordo com as palavras de Mark Zuckerberg, este novo serviço é mais um serviço de mensagens instantâneas ou um “diálogo” que um verdadeiro serviço de email. É uma revolução onde todas as mensagens trocadas entre os utilizadores do Facebook serão tratadas como conversas, independentemente da sua origem.
O que o Facebook veio propor aos seus utilizadores é uma visão diferente do habitual para a troca de mensagens, independentemente da sua origem. É o agrupar de todas as mensagens trocadas entre si e os seus amigos, como de apenas uma conversa se tratasse.
Os utilizadores vão ter a liberdade de comunicar entre si da forma que entenderem, quer seja através de SMS, de email ou de mensagens instantâneas. Na interface do Facebook as mensagens estarão agrupadas por utilizadores de destino, independentemente da sua origem.
Será também disponibilizada a todos os utilizadores a possibilidade de criarem uma conta de email, que será tratada como outro ponto de entrada de mensagens. Nessa conta de email não vão existir filtros para as mensagens mas sim pessoas autorizadas a enviar emails. Os endereços que vão ser atribuídos aos utilizadores são do domínio @facebook.com e não vão ter qualquer limite de espaço. Esses endereços vão ser associados aos usernames dos utilizadores e a sua criação é facultativa.
De início as definições que esta conta de email vai ter, apenas permitirá aos vossos amigos ou amigos dos vossos amigos enviarem mensagens, mas será possível adicionarem ou removerem utilizadores autorizados, bastará que configurem e afinem os vossos parâmetros da conta.
Foi feito por parte do Facebook um grande investimento neste novo serviço e está pensada a integração com as muitas diferentes tecnologias de messaging.
Para já o serviço está apenas disponível por convite, que podem pedir aqui, e cada utilizador terá um número de convites que poderá distribuir pelos seus contactos. Esta é a forma normal de arranque deste tipo de serviços. Lentamente vai ser alargado a um número maior de utilizadores, permitindo que sejam corrigidos problemas que forem sendo detectados, até atingir a sua plenitude de produção e abrangendo o máximo de utilizadores.
Algumas comparações foram imediatamente feitas com o moribundo serviço Wave, da Google, mas esta nova plataforma de serviços consegue ser muito mais abrangente.
Vamos poder comunicar com todos os nossos contactos do Facebook independentemente da sua forma preferida de comunicação. Os pontos de entrada de comunicação connosco vão também ser alargados e centralizados. Vamos poder receber SMS’s, responder por email e acompanhar todas as nossas conversações sem distinguir a forma com que nos foram transmitidas as mensagens.
Este é um grande passo para o Facebook e espera-se muito deste novo serviço. As companhias rivais vão estar a adaptar-se nos próximos tempos a esta nova realidade e são esperados possíveis movimentações e novidades. Aguardemos!