Desde o momento em que foram criadas, as redes sociais têm vindo a ser usadas para o bom e para o mau.
Em 2014 o Facebook já tinha definido algumas regras para travar a venda ilegal de armas de fogo em toda a sua rede mas esta sexta-Feira, tanto o Facebook como Instagram informaram que vão banir todo o tipo de mensagens e conteúdos que estejam relacionados com a venda privada de armas.
Apesar de não se poder apontar directamente o dedo Às redes sociais no que diz respeito à venda ilegal de armas e outros produtos, a verdade é que estas plataformas têm vindo a ser usadas para esses fins.
De acordo com o New York Times, a partir de agora o Facebook e Instagram vão passar a banir mensagens pessoa-a-pessoa cujo contexto do assunto seja venda de armas.
No entanto essas mensagens continuam a ser válidas para “vendedores licenciados”. O Facebook continua também a proibir a venda de produtos farmacêuticos, marijuana e outras drogas ilegais.
Over the last two years, more and more people have been using Facebook to discover products and to buy and sell things to one another…We are continuing to develop, test and launch new products to make this experience even better for people and are updating our regulated goods policies to reflect this evolution
Monika Bickert, política de produtos do Facebook
No passado dia 5 de Janeiro o presidente dos Estados Unidos Barack Obama anunciou algumas medidas com o objectivo de controlar a venda de armas de fogo na Internet e em feiras de armas. Talvez esta nova política do Facebook e Instagram venha ajudar a combater a venda ilegal de armas.