A Onavo, empresa comprada pelo Facebook em 2013, não tem estado bem vista na Internet. A sua VPN, que podemos já usar dentro da app do Facebook, mostrou que recolhe dados dos utilizadores e isso não tem sido bem-aceite.
Esta empresa voltou a mostrar a sua faceta de recolha de dados com uma nova app que colocou temporariamente na Play Store. O Bolt App Lock estava a procurar mais dados, de forma descarada e à vista de todos.
Nos últimos tempos a Onavo e a sua VPN têm estado a ser dissecados e criticados pela forma como recolhe dados dos utilizadores. Estes dados são enviados ao Facebook, que depois os usa para avaliar os seus utilizadores.
A nova proposta da Onavo, o Bolt App Lock, era dedicada a controlar o acesso às restantes apps do Android, bloqueando o acesso e pedindo um PIN para o autorizar.
Esta seria apenas mais uma app com esta funcionalidade, igual a muitas outras que existem na loja de apps do Android, com uma funcionalidade que muitos entendem ser desnecessária, mas o problema está na recolha de dados que o Bolt App Lock e a Onavo fazem.
De acordo com a própria app anuncia, estão a ser recolhidos dados de utilização, nomeadamente que apps estão instaladas no Android e a sua utilização. A somar a esta informação, são ainda enviados dados sobre o smartphone e a rede. Claro que o Facebook está a receber esta informação, por ser dono da Onavo.
Sem uma razão lógica, a app Bolt App Lock foi de removida da Play Store e não voltou a ser disponibilizada, mas tudo aponta para que esteja relacionado com toda a informação de recolha de dados que se sabe estar a ser feita.
Depois de toda a publicidade negativa que tem havido em torno do Facebook, da Onavo e da recolha de dados que estas empresas fazem, o lançamento do Bolt App Lock não terá sido uma decisão acertada.