Pplware

Extensão Chrome da AVG expôs dados a 9 milhões de utilizadores

A maioria dos utilizadores assenta a sua segurança e dos seus dados em antivírus e em ferramentas que analisam o conteúdo dos seus discos e da informação que recebem da Internet.

Por vezes as empresas que criam os antivírus complementam-nos com outras ferramentas que protege também os browsers e outras aplicações. A AVG tem no Web TuneUp essa protecção, mas sabe-se agora que na verdade os utilizadores estavam expostos.

A missão do Web TuneUp era simples e resumia-se a garantir a todos os utilizadores do Chrome uma protecção adicional sempre que estivessem a navegar na Internet, impedindo-os de aceder a sites maliciosos e com conteúdos perigosos.

Mas o que foi descoberto recentemente mostrou que afinal esta extensão para o Chrome estava a expor de forma directa os dados dos seus mais de 9 milhões de utilizadores.

A falha foi descoberta e permitia a que qualquer hacker mal intencionado pudesse aceder ao histórico e outros dados pessoais dos utilizadores desta extensão de forma simples.

Assim que teve conhecimento desta falha a AVG tratou de a corrigir e de lançar uma actualização que corrigia o problema em todos os utilizadores.

Não ficou no entanto claro quantos utilizadores tiveram os seus dados expostos e roubados por atacantes mal intencionados e desejosos de aceder a esses dados.

Nenhum dos elementos do antivírus da AVG foi atacado ou comprometido, tendo o problema ficado limitado ao Chrome e à extensão da AVG.

A empresa vai rever de forma completa os seus processos para garantir que a segurança volta aos padrões necessários e que situações destas não voltam a acontecer.

Depois de um ano de 2015 rico em problemas de segurança, nas mais variadas áreas, espera-se que o ano que agora começou seja mais brando e que surjam menos problemas ou pelo menos que tenha níveis de gravidade mais reduzidos.

Exit mobile version