O WhatsApp tem estado a apostar em novas formas de garantir a segurança dos utilizadores. Estas medidas focam-se em várias áreas, desde as conversas dos utilizadores até à forma como os números são validados e confirmados.
Em particular, está em testes uma validação que poderá deixar de fora as normais SMS. Querem apostar agora em chamadas telefónicas, que vão validar os números associados ao WhatsApp, de forma mais segura e mais rápida.
Mais segurança no WhatsApp
Há muito tempo que se tenta encontrar uma forma de substituir as formas mais normais de autenticação e validação. A escolha mais óbvia parece ser as SMS, enviadas para os números de telefone dos utilizadores.
Mesmo esta solução tem falhas e podem estar sujeitas a ataques e a roubo de códigos, algo que se torna cada vez normal. O WhatsApp quer mudar este cenário, com uma solução aparentemente simples e muito segura para todos os que usarem o WhatsApp.
Uma simples chamada mudará tudo
Esta nova forma de autenticação vai ser baseada em chamadas telefónicas, que vão ser controladas pelo serviço. Ao receber as chamadas, o serviço de mensagens do Facebook garante que os seus serviços contactaram efetivamente e a autenticação pode ser realizada.
Esta nova forma de autenticação estava já a ser testada internamente, nas versões de testes, sem data prevista para ser lançada. Agora surgem mais provas de que existe e está quase a chegar, com mais interfaces adaptadas a esta nova realidade.
Validação mais simples e mais rápida
O WhatsApp terá de ter acesso à lista de chamadas do utilizador, mas garante que não irá olhar a este dado mais do que o necessário. Apenas irá consultar esta informação nos momentos de autenticação dos utilizadores, para assim ter acesso à chamada recebida.
Não há ainda planos claros para este extra que chegará em breve. Será uma forma simples de usar e que garante níveis de segurança elevados. Claro que, e para quem preferir, a validação por SMS estará presente e sempre pronta a ser usada.