Dropbox – Vamos alojar um site?
Existem ferramentas que mudaram a forma como trabalhamos e interagimos com os computadores. O Dropbox é sem dúvida uma dessas ferramentas. Não nos cansamos de enaltecer e de publicitar este serviço. Com ele conseguimos ter o nosso disco virtual na Internet e aceder-lhe de qualquer lugar e em qualquer equipamento.
Esta funcionalidade mínima só por sim já é garantia de sucesso, mas felizmente conseguimos usar esta excelente ferramenta e as suas capacidades para muito mais. Hoje vamos mostrar-vos como alojar um sítio web na vossa conta Dropbox, com um esforço mínimo.
Esta forma de termos um site tem uma garantia de disponibilidade elevada e um custo muito interessante, zero! E essas garantias são dadas pelos servidores da Dropbox, que não têm histórico de problemas. Evitam desta forma um alojamento em empresas que não conhecem e sem qualquer tipo de garantias.
Uma vez que o serviço prestado pelo Dropbox está preparado apenas para alojamento de ficheiros, o site que pretenderem alojar terá de ser escrito em html e não poderá por isso recorrer a linguagens de programação para a criação de páginas. Isto deve-se ao facto de estas linguagens de programação serem interpretadas pelo servidor que aloja as páginas e não pelo browser que as pede. Esqueçam por isso páginas em PHP ou outras linguagens, mas usem e abusem de javascript.
Antes de tratarem de ter o vosso site disponibilizado na Internet devem tratar dos conteúdos. Devem por isso criar o vosso site localmente, da forma que mais vos for simples e com a ferramenta que mais gostarem.
Depois de terem o vosso site é hora de terem a vossa conta do Dropbox pronta para o receber. Para isso acedam à página do Dropbox e acedam com a conta que pretendem usar. Ai dentro naveguem para dentro da pasta Public. Esta é a pasta que é pública e que está acessível da Internet.
Por forma a não misturarem o conteúdo que já têm alojado devem criar uma nova pasta para alojar o vosso site.
Aproveitem e copiem, para dentro da nova pasta, toda a estrutura que compõe o vosso site.
Depois terminado o processo de carregamento do vosso site devem determinar o link de acesso do vosso ficheiro de index. Para isso seleccionem o ficheiro e nas opções (seta no final da linha) escolham Copy public link. O endereço que aparecer na caixa será o link directo para o vosso ficheiro index.html.
A partir desse momento o vosso site está disponível na Internet, podem por isso partilhar com quem entenderem que deve aceder a ele. Existe no entanto um pequeno problema, de fácil resolução. O link que vos foi fornecido é demasiado complicado de memorizar.
Existe uma solução simples para ultrapassar esse problema. Podem, e devem, usar um serviço de encurtamento de links para o tornar mais pequeno. Podem inclusive personalizar esse link se recorrerem, por exemplo aos serviços do Bit.ly. Nesse serviço, e caso estejam registados (gratuito), podem definir o endereço.
Depois de se registarem no Bit.ly e de acederem é-vos apresentada uma caixa onde devem colocar o link que têm, para que seja reduzido. Abaixo têm uma caixa de texto onde podem definir o endereço que pretendem e que será mais simples de memorizar.
Findo este processo de melhoria o vosso site está pronto para ser publicado ao mundo. Partilhem-no com os vossos amigos e se eles ficarem espantados com a velocidade com que o vosso site responde, já sabem, digam que está alojado num servidor especial e com um serviço ainda mais especial.
Esta é uma forma simples de poderem aproveitar de forma inteligente um grande serviço que é prestado pelo Dropbox. Existem muitas outras formas o de aproveitar, lembram-se de alguma fora do normal? Expliquem-na nos comentários para todos sabermos.
Este artigo tem mais de um ano
Mais uma solução que eu desconhecia! Este Dropbox é um serviço extraordinário!
Eu tenho um alojado há muito tempo…Tem muita utilidade, mesmo!
Tive professores que usavam isto como local de alojamento de exercícios, etc.
Visitem a minha -> https://dl.dropbox.com/u/2167398/home.html
Gostei, mas nota que o certificado de segurança está inválido (e mete o browser paranóico! – Google Chrome)
boas, qual é a linha ou linhas de codigo para identificar o ip de quem visita a pagina,
agradecia resposta pode-me vir a ser util
comprimentos
http://www.whatsmyip.us/imgcode.php
Tens aí o script que ele usou
Error 404.. É normal ?
Desconhecia totalmente, e isto tem imensa utilidade!
Alguem já testou para streaming? Tem limites de trafego ?
ja exprimentei streaming tá muito bom 😛
http://dl.dropbox.com/u/2648666/Sites/files/innaamazing.html
um video clip, arrisco a dizer que é mais rapido que o youtube 😛
é obviamente mais rápido que o youtube, não precisas de te arriscar muito a dize-lo. o youtube está cada vez mais saturado, os esforços da google são muitos para ir aumentando a capacidade do serviço e dividir os ficheiros dos videos em servidores diferentes em varias partes do mundo para atender os utilizadores que mais proximo morem de um determinado datacenter.
Já tinha descoberto isso desde que o Dropbox apareceu, isto é, à muito tempo mesmo!
Dá para fazer tanta coisa…é só dar largas à imaginação. Eu pensei e implementei um servidor local e ao mesmo tempo remoto usando três pedaços de software de terceiros. Dropbox, Wamp e um programa de sincronização de pastas. Dá-me muito jeito mesmo.
Os programas nunca têm apenas a função para a qual foram desenvolvidos…cada um de nós pode explorar ao máximo as hipóteses que cada software nos dá e adaptar às necessidades de cada um.
É um caso de uso muito interessante: HTML é relativamente fácil de aprender e manter, o upload dos ficheiros não poderia ser mais simples (não precisa de mais nada para além do Dropbox) e praticamente tem um uptime muito bom (pelo menos da experiência, o Dropbox não costuma falhar muitas vezes).
Que bom e fácil para mandar links giros plo msn sobre as minhas fotos de férias que eu nunca tive, juntamente com um texto em inglês. E grátis! P:
Mas agora a sério, uso muito a pasta Public para partilhar qualquer coisa com alguém que não estou a partilhar nenhuma pasta na drop. Para fazer um site nunca me tinha lembrado! :0
Faltou só referir que apesar de não haverem limites de tráfego estipulados, eles existem.
Na política da Dropbox é dito que o serviço tem que ser usado com bom senso e com a consciência de que, dado que é um serviço grátis.
Por experiência própria sei que eles suspendem a conta se o tráfego semanal tiver picos de utilização excessiva, e quando digo excessiva falo de mais de 1GB/dia.
Fora estes limites, para 99% dos utilizadores satisfaz plenamente, o serviço é sem dúvida fantástico para esta era da Web.
Podia criar um concurso juntamente com a equipa do dropbox, sobre “O melhor site utilizando o dropbox!”. O vencedor ganhava licença do Dropbox. Não? 🙂
Abraços.
Bruno Santos
Cordelima.com
@Bruno Santos
Aí está uma boa ideia! 🙂
O serviço gratuito tem limite de trafego e nao foi desenhado para isso. Caso a conta tenha muitos acessos fica temporariamente desactivada. Existem varios servicos para alojamento de webpages gratuitos.
basta lembrarem-se quando alguem do forum pos aqui um link do dropbox com os seus ficheiros partilhados e aquilo bloqueou por excesso de trafego.
Tudo o que tenha a ver com linguagens a nível de servidor, não terá qual efeito, isto é, ASP, JSP, PHP não irá mostrar nenhum site
Isto é uma prova notável no que toda a segurança do serviço Dropbox, claramente proporcionam um WebServer simples mas se for bem aproveita, é um bom ponto de partida para criar a sua página pessoal 🙂
Funciona? Sim. Isto é um bom artigo? Não, é induzir as pessoas a más práticas.
Para mim cada macaco no seu galho. O Dropbox, como já foi dito anteriormente, não foi feito para servir websites, mas sim para ser uma plataforma de partilha de ficheiros, vamos usar para o que ele serve e não vamos inventar? Há tantas soluções boas na net para servir html de forma gratuita…
As boas práticas é abrir horizontes, é explicar até onde as ferramentas existentes servem o utilizador. As boas práticas é criar alternativas e aumentar o leque de possibilidades, principalmente quando podemos usufruir de serviços gratuitos. Tudo isso são boas práticas e devem ser recomendadas. Bom post este.
😉
Más práticas, mas tu achas que se a equipa do dropbox quisesse não barrava este tipo de serviço? Nem sei para que me dou ao trabalho de responder.
O dropbox é mesmo uma ferramenta muito útil.
Usava o Dropbox até descobrir o Wuala. O Wuala tem mais espaço, permite a sincronização de pastas e ficheiros, tem controlo de versões, etc etc.
Se estiverem interessados registem-se neste link e ajudem-me a ganhar espaço, por favor 😛
http://www.wuala.com/referral/M4BNA6N6PG3NJ7HGHH5B
No Dropbox ganha-se 300mb por convite. No Wuala ganha-se 500! E ainda podemos ganhar mais espaço se partilharmos algum espaço do nosso disco rígido.
Wilson, excelente sugestão. Fica o convite para fazeres um post a explicar detalhadamente o Wuala, que te parece?
Excelente sugestão. 😀
Obrigado mas vou ter que dispensar. Vocês é que são os redactores. Sabem seleccionar e resumir a informação de forma clara e objectiva melhor que eu 🙂
Agradeço a todos os que se registaram através do meu promo code. Descobri ontem que uma conta criada sem referral só tem 1 Gêbê. E com referral tem 2Gb. Portanto, ficamos todos a ganhar 😀
Falas que esse serviço tem mais espaço… mas o Dropbox tem 2GB iniciais e um máximo de 10GB com os referals e tudo isto free. Nesse serviço no inicio apenas temos 1GB, com os referals pode ascender a quantos GBs?
só tem 2 gb gratis…
Usar o Bit.ly para reduzir os caracteres de um URL é uma ideia.
Mas para quem quer um URL mais fácil de decorar, e não quer gastar dinheiro, o ideal é mesmo criar um sub-domínio gratuito num dos vários serviços que já existem para esse efeito.
Dá um exemplo? sff
pt.vu
Tens muitos, e bastante superiores ao pt.vu, no link que tenho no meu nome.
^– Basta clicares no meu nome, aqui em cima.
Clica em “Free Domains”.
Abraço.
Viva, basta clicares no meu nome, aqui em cima.
Tens muitos e bastante supriores ao pt.vu que, basicamente, só permite redireccionamentos.
Quando entrares na página, clica em “Free Domains”.
Abraço.
Oops! Podem apagar o meu comentário anterior.
Aparentemente o primeiro demorou algum tempo a chegar e eu pensei que não o tinha submetido!
Amo a PPLWARE
amo o DropBox!
valeeeu
Evidentemente que se há dimensionamento de tráfego possível para o projeto de site no Dropbox que se está elaborando o abuso se revelará.
Lembremos do apóstolo Paulo quando dizia com muita propriedade:
“Tudo me é lícito, mas, nem tudo me convém”.
A que emendamos, a sementeira é livre, mas, a colheita é obrigatória.
Bom senso, em primeiro lugar. Seria desastroso termos restrições ampliadas no Dropbox por falha de ‘projeto’.
😉
Alojar um site, n me parece uma boa sugestão para este serviço, pois iria implicar demasiado tráfego…
Há uma série de melhores usos para esta aplicaçao, e quem lê o PPLWARE conhece várias, certamente!
Já agora, se alguem se quiser registar usando o meu link abaixo, ganha 250Mb de imediato (a juntar aos 2Gb de origem) e eu também ganho 250 Mb! Vantagens para todos!
o link é este:
http://www.dropbox.com/referrals/NTkxNTUwNzk
obrigado
http://www.dropbox.com/referrals/NTkxNTUwNzk
Para quem tem alguns conhecimentos, e pretende mais espaco que aquele que o Dropbox oferece, recomendo vivamente o JungleDisk.
O JungleDisk é apenas um frontend para a Amazon S3 (e, agora, também para o servico de hosting da empresa-mae deles), permitindo-nos aceder a nossa propria conta na Amazon – em vez de colocar os nossos ficheiros na deles. Ao eliminar o “middleman” fica bastante mais barato que o Dropbox, e se a empresa alguma vez for a vida não ficamos agarrados. Têm também um programa GPL para podermos recuperar os nossos dados caso eles alguma vez vão à vida.
Um utilizador normal claro que nunca o conseguiria configurar (“Amazon S3? Chaves? Cifra? huh?!”), e é essa a vantagem do Dropbox. Quem não passa da quota gratuita do Dropbox, e não se importa de não ter total controlo sobre os seus dados, também fica melhor servido como está.
Mas para quem precisa de mais espaco e tem o à-vontade para o configurar, Jungledisk rula 😉
(Nota: Não sou funcionário ou investidor no Jungledisk, nem conheco ninguém que seja. Também não recebo dinheiro por referrals :P)
Olá Pplware,
Isto já não é novidade, pois já a algum tempo que está presente no site da Dropbox em Tips And Tricks:
http://wiki.dropbox.com/TipsAndTricks/WebPublishingSolution
Aconselho a verem essa wiki!
Cumps!
Outra dica interessante neste tema:
http://wiki.dropbox.com/TipsAndTricks/UseHomeServerToUploadViaLinks
Outra dica melhor e usar o dominio .tk para usar no DropBox.
http://dot.tk/
sem duvida o melhor redirecionador — tb premite usar dns de servidor pessoal ou redirecionamento tipo: http://www.oteunome.tk facil de decorar
Boas.
Tentei seguir aqui o tutorial, no entanto tenho uma dúvida… A mim, quando carrego na setinha para mostrar as opções do ficheiro “index.html” não me aparece a opção de “Copy Public Link…”. Tenho todas as outras opções, excepto essa…
Tens de actualizar o teu dropbox para uma versão mais recente.
Se ainda assim não der vai ao site e retira de lá o link publico desse ficheiro.
tenho um dominio gratuito personalizado..posso usa-lo com o dropbox?
Acho que podes apenas fazer um redireccionamento…
Para fechar sobre os limites da conta gratuita no dropbox… https://www.dropbox.com/help/45
Afinal, de graça é mais gostoso. 😉
My Lab:
quocientespiritual.blogspot.com
joombla será possivel ?
Não.
Mesmo que usasses um servidor externo de MySQL (porque eles não têm servidor de base de dados), o servidor deles teria que estar preparado para correr ficheiros PHP. Não está, por isso Joomla ou qualquer outra plataforma que precise de Apache+PHP+MySQL não funciona no Dropbox.
Ola companheiros do dropbox esse site é mesmo maneiro ,eu quero dar os parabens ao seu criador porque o site é muito útil ,parabens mas uma vez,samuel carmo.
é possível colocar uma base de dados?
ex: site em joomla?
obrigado.
cumprimentos
Não podes..só suporta HTML…Tens a resposta do Alexandre mais acima…
Boas !
Já tinha usado para partilha de ficheiros via link..
Agora estou mesmo virado para partilhar o meu site…
O problema são as acentuações…
ex:
Construção Civil = Construчуo Civil
Elaboração = Elaboraчуo
alguma ajuda ?
Agradeço
Tens que ver a codificação que tens na pagina: Por exemplo:
Visita: http://www.w3.org/International/O-charset.pt-br.php
Bem, se ele aceita html e javascript então é possivel usar ajax. Se é possivel executar ajax, então é possivel executar .net, php, jsp e assim por diante, desde que estar páginas estejam em um outro servidor que as executem e desta forma podemos remover banners de site de hospedagem gratuitos…. olha que blz =)
Eu uso o Sugarsync. É igual ao Dropbox mas permite me sincronizar pastas individuais, sem ter que passá-las para uma certa pasta.
Se quiserem ajudar, já sabem 😛
https://www.sugarsync.com/referral?rf=bgs56aanxgmr2&utm_source=website&utm_medium=web&utm_campaign=referral&shareEvent=755172
Boas, como consigo direcionar ao digitar na net o meu site fazer com que ele direcione para o meu ficheiro da dropbox?
Joaquim
eu tenho um domínio, como posso associar ao link que nos é fornecido, é demasiado complicado de memorizar e grande e queria mesmo associar a um domínio k tenho, mas n tenho servidor para alojar o sit…