Os serviços Cloud vieram dar aos utilizadores da Internet uma forma simples de ter os seus ficheiros sempre acessíveis e em qualquer plataforma.
Em particular o Dropbox, um dos primeiros players a chegar a esta área, consegue dar aos utilizadores uma vasta possibilidade de clientes de acesso.
Um local onde o Dropbox ainda não tinha presença “oficial” era o Windows Phone. Mas isto mudou com a chegada do seu cliente ao sistema operativo móvel da Microsoft.
A chegada da versão para Windows Phone do Dropbox vem marcar mais uma área onde este serviço consegue estar presente, dando a todos os utilizadores a possibilidade de o usar em mais esta plataforma.
Esta versão, que chegou agora a este sistema operativo, vem inaugurar uma nova posição do Dropbox face às aplicações para o Windows.
Esta nova versão está disponível para o Windows Phone, mas a versão para Windows RT, dedicada aos tablets, e até a versão para Windows 8.1, ajustada à Modern UI, são similares e procuram manter a experiência de utilização e a própria interface.
Na versão para Windows Phone é possível aos utilizadores acederem a todos os seus ficheiros alojados no serviço Cloud, numa interface já largamente conhecida e que todos estão habituados a usar.
O Dropbox resolveu não alterar e nem apresentar nenhuma nova funcionalidade, sendo por isso comum a todas as restantes versões, em particular as móveis.
É possível aos utilizadores adicionarem novos ficheiros e visualizar qualquer um que esteja presente no serviço. É ainda possível marcar ficheiros para visualização offline.
O acesso a qualquer pasta favorita pode ser feita através da sua colocação na página principal do Windows Phone. Esta é uma particularidade da versão para Windows Phone.
Também tal como noutras versões do Dropbox, também a versão para Windows Phone permite que sejam carregadas as fotografias tiradas nos dispositivos móveis, quer de imediato ou posteriormente.
Esta versão dá continuidade à parceria firmada entre a Dropbox e a Microsoft e que já deu aos utilizadores a possibilidade de num futuro próximo haver uma integração muito mais completa entre estes dois serviços.
Depois de muitos anos sem um cliente oficial para o Dropbox chegou a hora de todos poderem finalmente aproveitar todas as potencialidades deste serviço numa nova plataforma.