Pplware

Dica – Desligue remotamente o PC através do Dropbox

….usando um smartphone ou um PC.

Imagine que saiu de casa, e a caminho do trabalho lembrou-se que se esqueceu do PC ligado. As soluções para resolver o problemas podem ser várias: dá meia volta e vai a casa desligar o PC, pede a alguém que desligue o computador ou no caso de não querer incomodar ninguém pode fazê-lo remotamente.

Hoje deixamos aqui uma pequena dica de como desligar o nosso PC através do serviço Dropbox.

 

O Dropbox, que dispensa apresentações, tem muitas aplicações desenvolvidas para funcionar em conjunto com este serviço que tem como base a cloud. Já ensinámos a imprimir pelo Dropbox (ver aqui), a partilhar facilmente screenshoots (ver aqui), a alojar um site no dropbox entre muitas outras dicas (ver artigos relacionados). Hoje vamos deixar aqui uma dica, que permite aos utilizadores desligarem os computadores remotamente via Dropbox.

Como desligar remotamente um PC via Dropbox?

Para desligar remotamente um PC usando o serviço Dropbox, devem seguir os seguintes passos:

Passo 1 – O computador remoto deve ter o Dropbox instalado. Caso não tenha, pode instalar a partir do seguinte link (aqui).

Passo 2 – Fazer download do scripts a incluir no nosso Dropbox. Download aqui. (O ficheiro compactado tem 2 scripts: remote_shutdown.vbs e trigger.bat dentro de uma pasta drsd)

Passo 3 – Editamos o script remote_shutdown.vbs (botão do lado direito do rato e escolhemos a opção Edit) e devemos ter o seguinte conteúdo.

A linha a vermelho deve ser modificada de acordo com a nossa configuração, definindo o caminho do nosso Dropbox (normalmente em C:> Users> <user_name>/My Dropbox)

No meu caso, a linha ficou desta forma: Falta a alteração, guardamos o ficheiro.

Passo 5 – Vamos agora “agendar” a nossa acção. Basicamente o que vamos fazer é programar uma acção de modo que verifica, a cada 5 minutos, se tem indicação para executar os comandos para desligar o PC.

Essa verificação é realizada com base num ficheiro. Se esse ficheiro estiver presente na estrutura do Dropbox, então o sistema procede a um shutdown.

Para agendar essa acção vamos ao menu iniciar e procuramos por Task Schedule. Devem correr o Task Schedule com privilégios de Administrador.

Passo 6 – Em seguida escolhemos a opção Create Task para criar uma nova tarefa.

Passo 7 – No separador General definimos um nome para a nossa acção e seleccionamos a opção: “Run with highest privileges”

Passo 8 – No separador Triggers carregamos em New e configuramos as opções de acordo com a imagem seguinte.

Passo 9 – O mesmo acontece no separador Actions. Aqui teremos de indicar a  do ficheiro trigger.vbs descarregado no Passo 2.

Passo 10 – No separador Settings, definimos a opção “Run task as soon as possible after a scheduled start is missed

E as configurações estão realizadas. Agora para desligar o PC remotamente apenas é necessário colocar um ficheiro com o nome secret_file.txt no dropbox. Esse ficheiro pode ser colocado remotamente via PC ou via smartphone. O PC remoto valida se esse ficheiro está na estrutura do dropbox (a cada 5 minutos), e caso esteja presente procede à execução dos comandos para desligar o PC que no script remote_shutdown.vbs. Na pasta drsd fica ainda disponível um ficheiro com o nome test que regista as acções realizadas pelos scripts.

Veja todo o processo em vídeo:

Considerações finais

O Dropbox é sem duvida um serviço fantástico. Os scripts disponibilizados vêm acrescentar uma “nova funcionalidade”, permitindo assim desligar o nosso PC remotamente a  partir de qualquer lugar (do nosso smartphone ou outro PC).

Artigos relacionados

Exit mobile version