O título deste artigo parece estranho, mas não é! A DECO PROTeste tem um ciberlaboratório e colocou à prova a segurança de 17 aparelhos comprados na Amazon e AliExpress. Em poucas semanas foram encontradas 60 falhas de segurança, algumas de elevado risco.
DECO PROTeste: Saiba quais os equipamentos…
O ciberlaboratório da DECO PROTeste pirateou 17 aparelhos ligados à net, via rede wi-fi, que são de uso comum em casa. Uma câmara de videovigilância da Wansview comprada na Amazon revelou nada menos do que 12 falhas. A organização de consumidores ficou ainda preocupada com o que detetou na app de um smartwatch da Kavsumi – réplica do Apple Watch Ultra –, que comprou na AliExpress sob a referência IWO Ultra 3.
O smartphone Samsung Galaxy Note 9, por exemplo, permite que uma app maliciosa crie uma página de login falsa (por exemplo, de acesso ao Facebook), levando o utilizador a entregar as credenciais. Igual problema foi detetado no Veidoo V88, tablet para criança, comprado na Amazon.
A HP OfficeJet 200 permite, a alguém que aceda à rede, bloquear ordens de impressão, problema bastante comum, que tem sido detetado noutras impressoras.
Segundo é referido, é inacreditável que muitos fabricantes ainda aceitarem passwords como “123456”. A lista é longa e variada:
- a coluna inteligente Amazon Echo Dot (2nd Gen)
- os routers Asus RT-AC85P e Mercusys MR70X
- o termóstato Avatto Tuya Wi-Fi Smart Thermostat
- a fechadura de garagem Flysocks Smart Garage Door Opener
- o smartwatch Kavsumi Iwo Ultra 3
- a tomada Meross MSS210
- o videoporteiro Rehentronix Smart Video Doorbell
- aspirador-robô Zaco A9s Pro.
Uma nota final para a coluna inteligente da Amazon, que recorre ao assistente de voz Alexa. Bastam alguns segundos para um intruso ligar-se à coluna via bluetooth, se estiver no seu raio de alcance. Pode, depois, dar comandos de voz à vontade.