O número de crimes informáticos tem vindo a aumentar e modus operandi é semelhante. Os esquemas continuam a ser “histórias simples”, mas que conseguem resultados. Um dos cibercrimes que mais denúncias motivaram para o Ministério Público (MP) de Lisboa no ano passado foram as fraudes na utilização da aplicação de pagamentos por MB WAY.
De acordo com as informações, os prejuízos com esquemas usando o MB WAY foram incalculáveis.
Fraude nos pagamentos por MB WAY atingiu milhares de vítimas
Segundo o relatório da comarca de Lisboa sobre inquéritos de crimes informáticos em 2019 e 2020, a fraude nos pagamentos por MB WAY “atingiu milhares de vítimas, causando um prejuízo dificilmente quantificado”. De acordo com o que foi revelado, no ano passado, só em Lisboa, deram entrada 307 inquéritos referentes a alegados ilícitos relacionados com esta aplicação de pagamentos, e foram concluídos 176.
Em relação aos crimes cometidos com o recurso aos sistemas eletrónicos e às novas tecnologias de informação, no ano passado deram entrada no MP mais 998 processos, o que representa um aumento de cerca de 15% relativamente a 2019. De salientar, no entanto, que no ano passado houve menos acusações (68) por crimes informáticos do que no ano anterior (84).
Da tipologia de cibercrimes, cujos inquéritos têm aumentado exponencialmente nos últimos dois anos, constam as burlas informáticas nas comunicações, o acesso ilegítimo, a extorsão, a sabotagem informática, a falsidade informática, a devassa por meio de informático, o dano relativo a programas ou outros dados informáticos e a reprodução ilegítima de programa protegido. Em 2020 foram proferidas pelos tribunais da comarca 35 condenações e em 2019 menos duas.
A devassa da vida privada através de meios informáticos também tem sido cada vez mais recorrente devido ao crescimento exponencial da utilização de redes sociais.
Recomendações da GNR relativamente ao MB WAY
- Não aceite fazer pagamentos através da aplicação;
- Sempre que possível, realize os seus negócios de forma presencial;
- Receba os pagamentos presencialmente ou através de transferência bancária;
- Nunca receba instruções de desconhecidos, sobre pagamentos por MB WAY;
- Antes de utilizar a aplicação, solicite sempre informação ao banco sobre o seu funcionamento.
Leia também…