O Netflix chegou ontem a Portugal, de forma muito efusiva e com toda a atenção. Esperado há já muito tempo, este serviço de streaming está finalmente disponível no nosso país.
O Pplware esteve à conversa com Reed Hastings, co-fundador e CEO da Netflix, e com Ted Sarandos, Chief Content Officer da Netflix, e foram revelado os dados do primeiro dia e, também importante, quais os planos e as expectativas da Netflix para o nosso país.
Foi durante cerca de uma hora que os dois homens forte da Netflix falaram sobre a sua chegada a Portugal e sobre o que esperam que seja o impacto deste serviço no nosso país e para a própria empresa.
Numa conversa franca e aberta foram detalhados os planos para os próximos meses e de que forma a Netflix está a olhar para o nosso país e para a oferta que vai conseguir ter.
Quais os planos da Netflix para Portugal?
Tal como aconteceu noutros países, a Netflix tem expectativas muitos elevadas para Portugal e a aposta é, por isso, grande. Os planos da empresa é que estejam num terço das casa dos portugueses em muito pouco tempo.
Esta foi uma meta que nos Estados Unidos demorou sete anos a atingir, mas que acreditam que demore muito menos tempo o nosso país.
Conscientes de que o Netflix representa uma forma diferente de ver televisão, em que os conteúdos estão disponíveis a qualquer hora e em qualquer lugar, os seus representantes máximos elogiaram varias vezes as ofertas de Internet que os nossos operadores móveis disponibilizam, revelando que essa é uma das vantagens que temos em relação a outros países.
A chegada a Portugal nesta altura tem uma causa muito simples e que foi explicada. Depois de terem conseguido entrar na Alemanha e na França, o Netflix teve de ganhar novo fôlego para se conseguir expandir. Por essa razão, apenas agora, estão presentes nos três novos mercados.
Outro elemento muito importante e em que a Netflix vai apostar é nos conteúdos específicos para cada um destes países. Mesmo com uma oferta global, cada país tem os seus contratos e a avaliação dos desejos dos consumidores é constante, o que levará a adaptações e a correcções com o decorrer do tempo.
Como se vai relacionar a Netflix com os outros players?
Para além dos conteúdos e do que vamos poder ver no Netflix, este serviço traz consigo uma pequena revolução digital.
Por um lado temos os operadores de televisão por cabo, que precisam de adaptar os seus conteúdos e as suas grelhas a esta oferta constante e sempre disponível do Netflix. Aqui a Netflix tem vantagens óbvias que vão de certeza ser combatidas com ofertas específicas, como alguns operadores já o fizeram.
Para a empresa a sua posição é simples e faz uso do seu maior trunfo: a disponibilidade. Também os seus conteúdos exclusivos são uma mais valia.
Por outro lado, e aqui será provavelmente o que trará maior impacto, temos os operadores de Internet, que vão ver os seus clientes a consumirem volumes de dados cada vez maiores e a exigir cada vez mais largura de banda.
Neste ponto o Netflix é taxativo. O seu serviço é apenas mais um que usa essas estruturas e que por isso devem ser os operadores a adaptarem-se às exigências dos seus utilizadores, correndo o risco da concorrência ter ofertas mais interessantes e mais apelativas.
Mas e a pirataria? Como convive a Netflix com esse problema?
Claro que os temas associados à pirataria foram abordados, não apenas sobre o nosso país mas também sobre os restantes mercados em que a Netflix está presente.
O que Reed Hastings e Ted Sarandos revelaram foi algo que não se esperaria. A presença do Netflix acaba por fazer diminuir em valores elevados esta prática.
O exemplo dado, a Finlândia, teve uma redução da pirataria na ordem dos 25%. O grande factor para esta mudança foi o preço a que o Netflix é proposto.
Mas a Netflix tem também a certeza que não a conseguirá eliminar de forma permanente, pelo que a usa em seu favor, conseguindo por esse caminho ter uma visão dos conteúdos que os consumidores querem e assim tratando de os licenciar e disponibilizar no seu serviço.
O que traz mais a Netflix para Portugal?
A chegada da Netflix a Portugal não se faz apenas pela via do seu serviço. A partir de hoje está também no nosso país um dos contact centers da empresa, destinado a apoiar os utilizadores.
Alojado pela Teleperformance, irá servir os utilizadores nos novos mercados da Europa (Portugal, Espanha, Itália) e também os que têm já o serviço da Netfix (Alemanha e França). Pela proximidade da lingua, o Brasil é também um dos países a que este contact center dá apoio.
O que pensam por agora os utilizadores sobre o Netflix?
Com pouco mais de 24 horas de disponibilidade do serviço as opiniões dos utilizadores ainda não são unânimes. Muitos criticam a Netflix pela reduzida quantidade de títulos que estão ainda disponíveis, catalogando-os como pouco recentes e já vistos nos canais disponíveis em Portugal.
A Netflix tem consciência desta situação e irá adaptar a sua oferta em breve para que inclua títulos mais interessantes para o nosso mercado. As mudanças e reforços de ofertas são frequentes e em pouco tempo crescerá muito.
Para além das séries mais conhecidas e que o público português aguardava, vão existir ainda mais conteúdos em português e, num futuro não muito distante, haverá produção própria, feita em Portugal. As negociações com esses produtores de conteúdos já se iniciaram e em breve vão surgir novidades.
Sem apresentar números concretos, os dois responsáveis máximos da Netflix mostraram que a adesão ao serviço foi elevada no primeiro dia e que o modelo de oferta do primeiro mês será a melhor forma de dar a conhecer o serviço, garantindo que muitos desses clientes vão ficar e usá-lo.
Também o factor preço é importante e as três ofertas provam isso mesmo. O foco está no 7,99€ e este será de certeza o mais usado.
Com elevadas expectativas e com uma adesão que está a ser grande, o Netflix chegou a Portugal e quer ficar, com todos os seus conteúdos e com uma forma completamente nova de ver televisão. Resta apenas saber se os portugueses vão receber o Netflix com o mesmo entusiasmo e continuar a usar o serviço depois do primeiro mês de testes gratuito.
Já estão a usar o Netflix? Qual a vossa opinião?