A tecnologia é “amiga” do ser humano, mas às vezes há situações em que a mesma tecnologia pode ser considerada como inimiga. No passado dia 17 de dezembro, foi capturado em Madrid um dos fugitivos mais procurados pela polícia italiana.
Tudo aconteceu graças a uma foto que apareceu no Google Maps. Ora veja!
Gioacchino Gammino, integrante da máfia “Stidda”, foi apanhado em Madrid no passado mês de dezembro. De referir que Gammino já andava fugido das autoridades desde 2002, altura que fugiu da prisão de Rebibbi, em Roma.
Gammino foi visto numa foto do Google Maps
A captura de Gioacchino Gammino deu-se graças ao Google Maps onde se encontrava publicada uma foto a conversar com outro homem à entrada de uma loja de frutas e vegetais, chamada “El huerto de Manu”, que se localiza na Avenida de los Voluntarios, em Galapagar, na Comunidade Autónoma de Madrid.
Segundo o jornal “La Repubblica”, quando Gammino foi apanhado terá questionado “Como é que me encontraram? Há dez anos que não ligam para a minha família”.
De relembrar que Gioacchino foi condenado a prisão perpétua depois de, em 29 de agosto de 1989, em Campobello di Licata, ter matado, em grupo e por engano, um transeunte. No altura foi referido que Gioacchino tinha confundido a pessoa que matou com um elemento da máfia rival, a “Cosa Nostra”.
A evasão de Gioacchino da prisão aconteceu durante a gravação de um filme que estava a ser realizado naquele estabelecimento prisional a 26 de junho de 2002. Gioacchino manteve-se até agora “a monte”. 20 anos depois de ter fugido da prisão, mantêm ainda hoje a dúvida se conseguiu fugir com a ajuda de alguém.