A Coinbase é a exchange de eleição para vários investidores em criptomoedas. No entanto a plataforma está agora em maus lençóis e terá que pagar 6,5 milhões de dólares de multa à entidade reguladora norte-americana CFTC.
De acordo com as informações, esta multa deve-se a relatórios falsos, nomeadamente quanto ao volume de negócios através da plataforma GDAX da Coinbase.
A Coinbase é uma das maiores referências de plataformas para investir e fazer trading de criptomoedas. Ou seja, destina-se comprar e vender as moedas digitais. O serviço é bastante simples e intuitivo e permite ao utilizador saber o valor de cada criptomoeda para investir da melhor forma para si.
Coinbase multada em 6,5 milhões de dólares por relatórios falsos
A CFTC (Commodity Futures Trading Commission ou Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities), agência reguladora dos EUA, emitiu um comunicado na passada sexta-feira (19) onde anuncia que a Coinbase aceitou pagar uma multa de 6,5 milhões de dólares (~5,5 milhões de euros). Esta multa foi aplicada no âmbito de irregularidades detetadas cometidas pela plataforma de exchange de criptomoedas entre o ano de 2015 e 2018.
Em suma, a entidade diz que a Coinbase emitiu relatórios falsos ou enganosos sobre o registo de operações na plataforma de trading GDAX. Atualmente este serviço designa-se de Coinbase Pro.
A CFTC diz assim que a plataforma tentou manipular o mercado durante esses anos. Diz também que as irregularidades incluem a produção de “relatórios imprudentes, falsos, enganosos ou imprecisos, e operações de ‘wash trading’ [forma de manipulação de mercado na qual um investidor vende e compra simultaneamente os mesmos ativos para criar uma atividade artificial enganosa] por um ex-funcionário da Coinbase na plataforma GDAX“.
Segundo a entidade, as operações ilegais foram detetadas em transações de ativos digitais, como o Bitcoin. Foram ainda destacados dois programas de software para essas atividades, conhecidos como Hedger e Replicator. A CFTC afirma que nalguns casos esses programas negociaram entre si, o que pode ter contribuído para o aumento significativo dos preços e volume de negociação na plataforma GDAX.
Ao pagar a multa, a Coinbase fica assim livre destas acusações. No entanto tal não significa que a plataforma não possa ser investigada pela mesma entidade devido a outras alegações de que é alvo.