Pplware

CloudPT – Aplicação para Mac disponível e pronta para ser usada

Depois de ontem terem lançado a CloudPT, a PT apressou-se a disponibilizar as primeiras versões do software que vai dar suporte a este serviço nos diferentes sistemas operativos. Ainda não estão todos disponíveis, mas podemos já começar a usar a CloudPT em alguns.

O primeiro SO desktop a ter acesso a essa ferramenta foi o Mac OS e, tal como fizemos com a apresentação do serviço na interface Web, vamos mostrar a ferramenta que a PT disponibiliza para o SO da Apple.

Os clientes de desktop vão ser uma mais valia para os utilizadores pois a versão browser está limitada no que toca ao envio de ficheiros para a CloudPT. São apenas 350MB e por isso estes clientes são fulcrais se pretenderem enviar ficheiros de tamanho superior.

Como em qualquer aplicação devem descarregar o cliente CloudPT para o vosso disco e executar o ficheiro. Será aberta uma janela do Finder e só necessitam de arrastar a aplicação CloudPT para a vossa pasta de aplicações. Para já o cliente Mac do CloudPT não tem qualquer instalador.

Depois da aplicação estar no vosso Mac só necessitam de a correr para que o processo de acesso e configuração seja iniciado.

Será pedido que atribuam um nome a essa máquina, para identificação posterior e controlo da vossa parte no serviço e devem após isso activar o serviço nesse computador.

Após isso será aberta uma janela no vosso browser pré-definido a pedir que criem e autorizem o acesso desse cliente à CloudPT. Caso não estejam autenticados será antes pedido que o façam.

Após esta activação com sucesso a aplicação CloudPT mostrará uma mensagem a dar essa indicação. A partir deste momento a vossa máquina está a ser sincronizada com a CloudPT e podem começar a alimentar a vossa conta com os ficheiros pretendidos.

A pasta de sincronização é única e a sua localização original é em: /Users/<nome_utilizador>/CloudPT. Posteriormente esta localização pode ser mudada.

O acesso e controlo do cliente CloudPT pode ser feito através de um ícone que está na barra de menus do Mac OS. Nesse ícone acedem ao estado da aplicação, a percentagem de espaço ocupado e muitas outras funções.

Podem aceder directamente à vossa pasta CloudPT no vosso sistema ou à interface Web  da CloudPT. É ainda possível colocar em pausa qualquer sincronização de ficheiros ou pastas que esteja a ser realizada ou aceder ás preferências da aplicação.

A gestão dos ficheiros no vosso computador é feita da mesma forma que o fazem com outros quaisquer ficheiros. Basta largar os ficheiros dentro da pasta do serviço e eles são automaticamente sincronizados com a CloudPT.

O processo inverso também acontece e todos os ficheiros que forem adicionados à CloudPT por outros clientes ou pela interface Web são de imediato sincronizados com o vosso computador.

As definições do cliente Mac da CloudPT estão divididas em três categorias. A primeira, Geral, permite que activem ou desactivem as notificações do desktop, a execução do cliente CloudPT no arranque do Mac OS e se pretendemos usar ícones de cor ou preto/branco na barra de menus.

O segundo separador, conta, permite desassociar o computador à vossa conta da CloudPT. Este processo pode também ser realizado através da interface Web.

Por fim o último separador, Avançado, permite que definam qual a localização da pasta CloudPT e qual o idioma a ser usado pela aplicação.

anterior próxima

A CloudPT está lançada e começam agora a surgir os clientes que vão dar suporte alargado a este serviço. Ultrapassam as limitações dos browsers e permitem que façam a gestão dos vossos ficheiros de forma remota e como se de uma extensão do vosso sistema se tratasse.

A imediata disponibilização destes clientes vem tornar ainda mais atractivo um serviço que está a ter uma grande aceitação por parte dos utilizadores e que tem criado um grande desejo de testar e usar por todos aqueles que ainda não tiveram essa oportunidade.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X
Download: CloudPT 0.0.30 [25.4MB]
Homepage: CloudPT

Exit mobile version