O Mega é o serviço que todos esperavam mas que ainda não começou a dar o que dele esperam. O alojamento de ficheiros está disponível, os níveis de segurança são os esperados, mas falta a componente de interligação com os sistemas operativos.
Muito do trabalho necessário está a ser feito e começam lentamente a surgir os clientes para os dispositivos móveis e desktop. Depois de uma primeira versão muito crua do cliente Windows, chega agora a primeira beta deste cliente do Mega.
A chegada dos clientes para os sistemas operativos vai permitir ao Mega alargar ainda mais a sua área de acção. Deixam de estar limitados ao browser, podendo passar a ser usado de forma transparente e sem necessidade de acesso específico.
Pode ser usado como uma extensão dos nossos discos, mas alojado longe das nossas máquinas e com mecanismos de cifra de dados para garantir a sua segurança, quer na comunicação quer no armazenamento.
O cliente para Windows do Mega tem surgido de forma muito tímida, mas mostrando desde o início qual o caminho que a equipa de Kim Dotcom pretende seguir, quer a nível de interface quer ao nível das funcionalidades.
Algo que se destaca de imediato é a possibilidade de termos sincronização de várias pastas, e em vários locais do nosso disco, garantindo assim uma das funcionalidades que mais vezes é pedida nos serviços concorrentes.
A chegada da primeira versão Beta mostra melhorias face à primeira versão que surgiu. A imagem está diferente, mais cuidada, e tudo parece funcionar de forma mais fluida.
De forma geral o cliente para Windows, e os que se seguirem para outros sistemas operativos, garante as funcionalidades que se esperam para um software deste tipo.
Para além da sincronização de ficheiros e pastas, o Mega tem já implementadas algumas funcionalidades que o tornam único. Falamos da cifra dos dados e do espaço que dá aos utilizadores.
- Segurança: Todos os dados são cifrados, desde a origem até ao destino, quer seja no PC ou nos servidores do Mega
- Flexibilidade: Podem sincronizar qualquer pasta do Mega com qualquer pasta no Windows e o oposto. Estas sincronizações podem ser feitas em paralelo
- Rapidez: Graças à estrutura de alta disponibilidade do Mega a sincronização é feita de forma rápida e imediata
- Espaço: O Mega disponibiliza aos seus utilizadores, mesmo na conta mais básica, um espaço elevado para armazenamento de ficheiros
De notar que esta versão Beta do cliente para Windows do Mega é apenas para testes e não deve ser usada ainda para produção. Existem alguns bugs identificados e que estão a ser resolvidos.
Os problemas são apresentados antes do início da instalação desta versão e bem explicados aos utilizadores.
É ainda importante terem em conta que esta versão deixa de ter validade no próximo dia 04 de Janeiro de 2014.
Depois da chegada dos clientes para Android e para iOS o Mega começa agora a estender o seu raio de acção aos sistemas operativos de Desktop.
Esta versão agora apresentada mostra que o caminho está perto de chegar ao fim, pelo menos para a versão Windows, e que muito em breve outras versões, para outros SO’s, vão surgir.
O Mega pretende que este cliente se destaque da concorrência ao oferecer funcionalidades únicas e que os outros ainda não disponibilizam.
Está a começar a tomar forma o serviço de partilha de ficheiros que Kim Dotcom idealizou e que todos querem usar.