Há muito que se anuncia o fim do Flash e a Google acaba de dar mais um passo nesse sentido. O Chrome 56 já está disponível para desktop e já traz o HTML5 activo por omissão para todos os utilizadores… mas há mais novidades!
Melhor desempenho e uma navegação Web mais segura é o que a nova versão do Chrome 56 promete com a activação por omissão do HTML5 para todos. Não se trata do fim do Flash. Os utilizadores que pretendam aceder a conteúdo deste género, em sites específicos, poderão fazê-lo através da habilitação de permissões para tal.
Esta era uma opção já existente no Chrome 55 mas apenas para um pequeno número de utilizadores, em fase de teste.
Há ainda a novidade da nova etiquetagem de sites HTTP não cifrados, fazendo isso parte da motivação para que toda a Web passe a ser HTTPS o mais rápido possível. Qualquer site que faça recolha de dados utilizando uma ligação não segura, será assinalado de forma clara na barra de endereços.
O novo Chrome passa agora a suportar FLAC, para a compressão de áudio sem perdas de informação. O suporte para WebGL 2.0 passa também a estar activo por omissão e o suporte para Bluetooth na Web também foi melhorado para dispositivos BLE.
Homepage: Google Chrome
Preço: Gratuito