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“Cheque” de 125 euros: O seu IBAN estava errado? E agora?

De acordo com a mais recente atualização, os apoios extraordinários para fazer face à inflação já chegaram a 3,8 milhões de portugueses, totalizando 1.123 milhões de euros. No entanto, há relatos de portugueses que tinham o IBAN errado e outros que indicam que deixaram de ter essa informação registada.

Se o eu IBAN estava errado ou o campo não estava preenchido saiba o que deve fazer.


O apoio extraordinário de 125 euros começou a ser pago na passada quarta-feira pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), abrangendo pessoas com rendimentos anuais brutos até 37.800 euros na declaração de IRS de 2021 e residentes em Portugal. A Segurança Social, começará a efetuar o pagamento dos 125 euros só na próxima segunda-feira,

Segundo o Governo, este apoio chegará a cerca de 5 milhões de portugueses e para isso é necessário que o IBAN registado nas Finanças ou Segurança Social esteja correto – ver aqui.

Descobriu que o IBAN está errado ou é inválido?

Se descobriu agora que o IBAN indicado no portal das Finanças está errado ou não está preenchido, tenha calma, pois não vai perder o dinheiro. A primeira coisa que deve fazer é atualizar a informação do seu IBAN. A validação do IBAN pelos serviços das finanças pode demorar até 5 dias.

Caso não receba este mês, este procedimento das transferências bancárias vai repetir-se durante os próximos seis meses.  Se ainda não sabe se vai receber os apoios extraordinários, pode consultar aqui para ver de imediato.

O IBAN (International Bank Account Number) é uma estrutura normalizada de número de conta de pagamento. Consagrou-se como um standard internacionalmente aceite com a publicação da norma ISO 13616.

O IBAN é construído a partir do BBAN (em inglês, Basic Bank Account Number) adotado em cada país, precedido do respetivo código de país e dois dígitos de controlo.

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