Pplware

Portal das Contraordenações: Quantos pontos tem na carta de condução?

Como informámos aqui, quem não cometeu infrações nos últimos três anos recebeu no passado domingo três pontos extra na sua carta de condução. A questão que se coloca é agora saber afinal quantos pontos temos neste momento na carta de condução.

Essa informação está disponível no Portal das Contraordenações. Saiba como a consultar.


Em 2015, apresentamos aqui o Portal das Contraordenações. Este portal permite a consulta online de vários elementos do condutor (como multas, processos abertos e penas acessórias).

Através deste Portal, os condutores podem também apresentar as suas defesas, através de requerimentos. Saber também o estado em que se encontram os pedidos e também solicitar o pagamento de contraordenações em prestações.

Como saber quantos pontos tem na carta de condução?

Saber o número total de pontos na carta de condução é um processo simples. Para começar devem aceder ao Portal das Contraordenações e depois carregar em Portal Contraordenações.

Em seguida escolham o método de autenticação. Para este artigo vamos escolher o cartão de cidadão. em concreto, a chave móvel digital. A Chave Móvel Digital (CMD) é um sistema simples e seguro de autenticação dos cidadãos em portais da Administração Pública na Internet e recentemente passou a estar disponível também em alguns sites de empresas privadas.

Em seguida, no separador superior, escolham a opção Chave Móvel Digital e escolham qual o Método de autenticação.

Já dentro do Portal devem, no menu, aceder a Cadastro > Consulta de Pontos. Caso tenham recebido três pontos extra no passado domingo, essa informação deverá aparecer em Pontos ganhos 3 anos sem infrações.

A ANSR continua a acreditar que este sistema de pontos é “mais transparente e de fácil compreensão”. Segundo a ANSR, “dos cerca de 80 mil condutores sancionados com a subtração de pontos, mais de 60% apenas perdeu dois, correspondendo a uma infração grave”. A secretaria de Estado da Proteção Civil revelou que, entre janeiro e março, 73 mil condutores tinham perdido pontos na carta – mais do que em todo o ano passado. 

Portal das Contraordenações

Exit mobile version