É realmente difícil acreditar que um só homem conseguiu burlar duas das maiores empresas do mundo. A Google, bem com o Facebook foram lesados em mais de 100 milhões de dólares. Aliás, ambas as empresas foram vítimas de um típico esquema de phishing, uma ameaça bastante real nos dias de hoje.
A burla ocorreu durante os anos de 2013 a 2015, resultando em todos estes milhares de dólares a serem extorquidos por uma só pessoa. Mais uma vez, custa a acreditar na dimensão de todo este golpe.
O homem de 50 anos e nacionalidade lituana, confessou todo o caso, bem como a sua responsabilidade perante o ilícito cometido. Assim sendo, está provada a burla que neste caso vitimou ambas as empresas norte-americana, levando-as a pagar milhões de dólares. Na verdade, apesar de ter sido apenas um condenado, este admite ter trabalhado com uma quadrilha. Mas para efeitos legais, este foi o único responsável.
A Google e o Facebook foram vítimas de uma gigantesca burla
Foram mais de 100 milhões de dólares extorquidos a ambas as empresas. Aliás, ao Facebook foram roubados 98 milhões de dólares, ao passo que a Google foi extorquida em 23 milhões de dólares durante um período dois anos. O caso está agora nos tribunais de Nova Iorque, nos EUA.
O responsável pela quadrilha, Evaldas Rimasauskas admitiu tudo e confessou ter orquestrado o golpe entre 2013 e 2015. Encontra-se agora acusado de burla qualificada, bem como 30 acusações de usurpação de identidade, além de branqueamento de capitais (lavagem de dinheiro). A condenação, cumulativa, pode resultar em 30 anos de privação da liberdade, estando a sentença agendada para julho.
Tudo terá começado com um típico esquema de phishing, extremamente convincente ao fazer-se passar por um dos clientes da Google e do Facebook.
Uma gigantesca fraude que ultrapassou os 100 milhões de dólares
Mais concretamente, o perpetrador confessou fazer-se passar pela Quanta Computer. Uma empresa tecnológica sediada em Taiwan e parceira de negócios com ambas as vítimas. Desta forma, o burlão conseguiu conquistar a confiança de ambas as gigantes norte-americanas, levando-as a ceder aos seus pedidos.
O homem de origem lituana estava a trabalhar em parceria com vários cúmplices, não identificados. Assim, com o esforço de uma equipa, criaram emails, moradas, recibos, selos de empresas e todo o material necessário a fazer-se passar por uma empresa legítima.
O esquema viu milhões de dólares transferidos para contas falsas, abertas em vários países para minimizar suspeitas e repartir quantias. Até ao momento não se sabe exatamente como é que o Facebook e a Google foram enganados. Sabe-se apenas as quantias em que foram lesadas.
Desta forma percebemos que até mesmo as maiores empresas podem ser vítimas de um esquema de burla. Agora, resta saber os detalhes exatos do procedimento que viu milhões a serem extorquidos a ambas as empresas.