Num mundo cada vez mais tecnológico e altamente voltado para o online, o crescimento das moedas digitais parece quase inevitável. De tal forma que os bancos alertam para a possibilidade de as moedas digitais, por exemplo, substituírem o dólar, dentro de cinco anos.
O alerta foi dado no sentido de os próprios bancos estarem cientes da possibilidade e preparados.
De acordo com um inquérito recente dos executivos da indústria financeira, através da consultoria da Deloitte, os ativos digitais (como é o caso das criptomoedas) irão, provavelmente, substituir as moedas fiat – segundo o Observador, este é o nome dado à moeda emitida pelos Estados quando não é convertível num metal precioso -, dentro de cinco a dez anos.
O Global Blockchain Survey 2021 da Deloitte afirma que os bancos devem abraçar o seu futuro digital inevitável. Numa mudança sísmica, os líderes financeiros veem cada vez mais os ativos digitais como o futuro.”
Referia o relatório.
Além disso, 76% dos inquiridos também afirmou que os “ativos digitais servirão como uma forte alternativa, ou um substituto definitivo para as moedas fiat nos próximos 5-10 anos”. Este valor indica que o crescimento da moeda digital poderá estar bem perto e que aqueles que não o abraçarem poderão sair prejudicados.
A participação na era dos ativos digitais não é uma opção, é inevitável. […] Os líderes são deixados apenas a decidir como utilizar os ativos digitais e a nova infraestrutura global de serviços financeiros para seu maior benefício.
Concluiu o relatório.
Afinal, numa tendência que se prevê crescente, o dinheiro está a ser cada vez mais armazenado em meios digitais, pelo que as organizações e os investidores estão a procurar novas formas de se adaptar.