Com as notícias da existência de um balão espião chinês em solo americano, o mundo tem procurado mais informação sobre o que está a acontecer. Além disso, hoje mesmo foi detetado um novo “Balão espião chinês”.
E no FlightRadar24, o que está a acontecer de estranho?
Na internet existem serviços para quase tudo. Até quando pensamos que, por exemplo, na área da aeronáutica, tudo é mais limitado, eis que temos acesso a um conjunto de informação curiosa.
O FlightRadar24 é um serviço que pode ser usado via web browser ou recorrendo a aplicações para Mac OS,iOS Android, e que permite, em tempo real, saber informações detalhadas sobre voos de todo o mundo. Este serviço mostra-nos a situação do espaço aéreo internacional e disponibiliza informações detalhadas sobre centenas de voos em trânsito pelo mundo – saber mais aqui.
O que andam os utilizadores a fazer no FlightRadar24?
De acordo com informações da própria plataforma de monitorização de aeronaves, uma ferramenta padrão de investigação de alta altitude tornou-se a aeronave mais “rastreada” do mundo depois que milhares de pessoas a confundiram com o suposto balão espião chinês.
Este sábado o FlightRadar24 atualizou o rótulo para esclarecer que se trata de uma aeronave controlada pelos Estados Unidos, escrevendo: “Desculpe, este não é um balão chinês”.
To provide additional clarity about what balloons are and are not visible on Flightradar24, we’ve updated our database entry for N257TH. N257TH is a standard high altitude research balloon, often released over the US and is not the Chinese balloon. https://t.co/vJ8YqGudAU pic.twitter.com/qxvx7tlFXK
— Flightradar24 (@flightradar24) February 4, 2023
Pelo menos 4.000 utilizadores acompanharam cada movimento do balão de investigação, designado de HBAL617, no FlightRadar24. Foi a aeronave mais “rastreada2 do local no final da sexta-feira e início do sábado.