O Instituto da Segurança Social tem tido conhecimento de um crescente número de situações de IBAN alterados na Segurança Social Direta sem intervenção dos beneficiários titulares das contas bancárias.
Segundo as informações, o Instituto da Segurança Social procedeu de imediato à inibição e bloqueio da inserção/alteração de IBAN nesta plataforma.
Caso detete algo de anormal, a Segurança Social alerta para a necessidade de contactar de imediato as autoridades competentes, como a PSP, GNR ou Polícia Judiciária, podendo também dirigir-se a um Serviço de Atendimento da Segurança Social. Caso suspeite de alguma atividade invulgar no seu dispositivo, desconecte-se da internet e execute uma verificação com o seu antivírus.
Confirme o seu IBAN, seguindo os passos indicados aqui.
A partir desta data, qualquer alteração ou inclusão de um novo IBAN no Sistema de Informação da Segurança Social só será possível mediante a entrega de um documento comprovativo da titularidade da conta bancária nos Serviços de Atendimento da Segurança Social.
Para além destas medidas de caráter imediato, o Instituto da Segurança Social e o Instituto de Informática estão a desenvolver soluções que permitam reforçar a segurança no processo de inserção ou alteração de IBAN de forma a garantir a vinculação correta entre o titular da conta e os dados inseridos.