Pplware

App Inventor 2 – Faça uma aplicação de forma simples

Certamente muitos de vocês já pensaram em criar uma aplicação ou, pelo menos, já pensaram que por detrás de uma aplicação estão umas horas de trabalho e que, provavelmente, seria uma tarefa complicada de fazer sem uma formação apurada nas tecnologias de programação.

Bom, na verdade já não precisamos de queimar tanta pestana a “bater código” quando temos ferramentas como esta que o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) produziu e disponibilizou de forma gratuita. Vamos conhecer a App Inventor 2.

O Pplware é o tal sítio onde encontramos ferramentas que podem ajudar novos e graúdos, das tarefas mais simples às mais complexas, e é sem dúvida o sítio certo para apresentar este tipo de ferramentas.

Quando falamos em “criar uma app”, temos a imediata ideia de que é algo muito complexo e que é necessário instalar compiladores como o Android Studio ou o Eclipse… mas na verdade criar uma app é algo tão simples como programar em Scratch utilizando a ferramenta App Inventor 2 do MIT.

Por ser tão simples, hoje vamos mostrar como é simples dar início a um projeto e seguramente depois haveremos de mostrar o poder desta ferramenta.

 

Abrir a aplicação online

Para termos acesso a este serviço online, gratuito, e que pode ser uma ferramenta incrível de produção, basta irmos aqui: http://ai2.appinventor.mit.edu e iniciar sessão com a conta Google.

Logo que fazemos o login surge uma janela de boas vindas, como podemos ver em baixo:

Para dar início à criação da nossa App basta no botão apertar o botão “Iniciar novo projeto

Logo de seguida será solicitado o nome para este projeto que poderá ser o mesmo que o nome da nossa aplicação. Basta escrever na janela que irá aparecer e clicar “Ok”.

E pronto…

Agora é só começar a desenvolver e personalizar a nossa app do modo que queremos!

Para desenvolvermos o código propriamente dito, basta ir ao separador no canto superior direito, clicar no botão “Blocos” e usar as ferramentas que se deseja, tal como mostra a imagem em baixo.

Quando terminar de criar a sua app deve carregar no separador Compilar,, guardar o ficheiro .apk no computador e transferi-lo para o vosso Android.

 

Obviamente que esta ferramenta não é tão completa como o Android Studio ou o Eclipse, mas para quem é leigo na matéria é um bom “primeiro passo”.

Esta é uma primeira abordagem da ferramenta App Inventor 2. De seguida haveremos de exemplificar algumas das suas funcionalidades e dar exemplos práticos da sua ação.

 

Leia também:

Exit mobile version