Certamente muitos de vocês já pensaram em criar uma aplicação ou, pelo menos, já pensaram que por detrás de uma aplicação estão umas horas de trabalho e que, provavelmente, seria uma tarefa complicada de fazer sem uma formação apurada nas tecnologias de programação.
Bom, na verdade já não precisamos de queimar tanta pestana a “bater código” quando temos ferramentas como esta que o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) produziu e disponibilizou de forma gratuita. Vamos conhecer a App Inventor 2.
O Pplware é o tal sítio onde encontramos ferramentas que podem ajudar novos e graúdos, das tarefas mais simples às mais complexas, e é sem dúvida o sítio certo para apresentar este tipo de ferramentas.
Quando falamos em “criar uma app”, temos a imediata ideia de que é algo muito complexo e que é necessário instalar compiladores como o Android Studio ou o Eclipse… mas na verdade criar uma app é algo tão simples como programar em Scratch utilizando a ferramenta App Inventor 2 do MIT.
Por ser tão simples, hoje vamos mostrar como é simples dar início a um projeto e seguramente depois haveremos de mostrar o poder desta ferramenta.
Abrir a aplicação online
Para termos acesso a este serviço online, gratuito, e que pode ser uma ferramenta incrível de produção, basta irmos aqui: http://ai2.appinventor.mit.edu e iniciar sessão com a conta Google.
Logo que fazemos o login surge uma janela de boas vindas, como podemos ver em baixo:
Para dar início à criação da nossa App basta no botão apertar o botão “Iniciar novo projeto”
Logo de seguida será solicitado o nome para este projeto que poderá ser o mesmo que o nome da nossa aplicação. Basta escrever na janela que irá aparecer e clicar “Ok”.
E pronto…
Agora é só começar a desenvolver e personalizar a nossa app do modo que queremos!
Para desenvolvermos o código propriamente dito, basta ir ao separador no canto superior direito, clicar no botão “Blocos” e usar as ferramentas que se deseja, tal como mostra a imagem em baixo.
Quando terminar de criar a sua app deve carregar no separador Compilar,, guardar o ficheiro .apk no computador e transferi-lo para o vosso Android.
Obviamente que esta ferramenta não é tão completa como o Android Studio ou o Eclipse, mas para quem é leigo na matéria é um bom “primeiro passo”.
Esta é uma primeira abordagem da ferramenta App Inventor 2. De seguida haveremos de exemplificar algumas das suas funcionalidades e dar exemplos práticos da sua ação.