Pplware

Apagão de energia: CNCS diz que não há evidências de ciberataque

Já lá vão algumas horas desde o apagão de energia que afeta a Europa. Pelos meios digitais circulam as mais diversas notícias, inclusive a origem de tal situação. Sobre um possível ciberataque, o CNCS emitiu comunicado.


CNCS: Não há evidências, até ao momento, de ciberataque

Têm circulado várias notícias que indicam que o apagão de energia se deve a um ciberataque de grande escala. Segundo refere o CNCS, não foram identificados até ao momento indícios que apontem para um ciberataque.

O CNCS foi informado às 11h30 de uma falha na rede elétrica nacional. Contactadas as entidades incumbentes apurou-se de que se trata de uma falha que afetou alguns países europeus.

Estamos em contacto com as nossas congéneres nesses países e com as entidades relevantes nacionais. Não foram identificados até ao momento indícios que apontem para um ciberataque. Chamamos a atenção para a circulação de desinformação que ocorre nestas situações pelo que aconselhamos consulta ou a confirmação de informação junto de fontes fidedignas.

O Pplware continuará a trazer todas as informações importantes e fidedignas aos seus leitores.

De lembrar que o corte de energia também atingiu Espanha, Andorra e partes do sul de França, tendo sido causadas perturbações significativas em serviços essenciais como transportes, telecomunicações, comércio e indústria.

A origem do apagão ainda está a ser investigada. A E-Redes, responsável pela distribuição de energia em Portugal, indicou que a falha teve origem fora do país, possivelmente devido a avarias em linhas de alta tensão da rede elétrica europeia.

Exit mobile version