Pplware

AOL lançou também o seu leitor para substituir o Google Reader

O aproximar da data definida pela Google para o fim do Reader tem feito disparar a chegada de novas alternativas a este serviço, vindas das mais diversas e variadas fontes.

O último a ter chegado a terreiro, durante o dia de hoje, foi o AOL, que anunciou ao mundo o seu Reader. Este cliente para leitura de noticias através de feeds RSS ainda está numa fase beta, mas tem já disponível tudo o que necessita para funcionar de forma completa.

O Reader da AOL prepara-se para tentar ocupar o espaço que a Google vai deixar vago e que necessita de ser ocupado. Este serviço foi usado durante muitos anos por muitos utilizadores e que agora se vão ver privados de o poder usar.

Alternativas já existiam e agora, com o aproximar da data de 1 de Julho, surgem muitas mais que foram sendo desenvolvidas ou melhoradas. Apresentámos a nova cara do Feedly, que saiu de uma simples extensão para browser e que agora é um serviço usável em qualquer lado e por qualquer pessoa.

A proposta da AOL vem na linha do que tem sido apresentado e permite que os utilizadores tenham aí os seus feeds organizados e acessíveis.

Algo que falta ao serviço da AOL, e que os restantes têm apresentado, é uma forma simples e directa de importar os feeds que temos no Google Reader. Para já apenas é possível importar feeds que tenhamos em ficheiros OPML. Se pretenderem saber como obter o vosso ficheiro do Google Reader já o explicámos.

Depois de adicionados os vossos Feeds podem arrumá-los de forma simples em pastas, através de tags, e existem diversas formas de visualização desses conteúdos.

Podem aceder a uma página central onde os principais artigos de cada feed são apresentados e onde podem decidir o que querem ler. Claro que também podem marcar os vossos favoritos e aceder-lhes de forma rápida.

O acesso a este reader pode ser feito com recurso a uma conta AOL, mas é também permitido o acesso com uma conta Twitter, Facebook ou Google.

As alternativas que surgem agora estão a mostrar-se como cópias fieis demais do que o Google Reader é. Provavelmente vão começar a aparecer elementos diferenciadores e que vão fazer esses serviços destacar-se.

O caso do reader da AOL poderá usar a sua integração com os restantes serviços, mas ainda assim precisa de se destacar mais para que possa vingar. Como base está bem conseguido e é uma excelente base de trabalho para ser melhorado e evoluído.

Testem mais esta alternativa e pode ser que encontrem nela a que procuravam para colmatar a lacuna que o Google Reader vai deixar.


Homepage: AOL Reader

Exit mobile version