As burlas na internet estão na ordem do dia e há outras que são realizadas recorrendo a falhas das plataformas. Três jovens foram recentemente condenados a um ano prisão por causa de terem burlado a Amazon. Conheça o esquema que era usado… e que aproveitava uma falha da plataforma.
Amazon tem serviço de devoluções muito simples e eficaz… mas fácil de burlar
Para quem compra na Amazon, certamente que já se deparou com um serviço de devoluções muito simples e eficaz. No entanto, o sistema tem uma falha que foi aproveitada por muitos.
Tal como informamos aqui, o esquema era relativamente simples. Os jovens publicavam anúncios de produtos eletrónicos a preços mais baixos do que o habitual em páginas de compra e venda. Quando alguém comprava algum desses produtos, encomendavam esse produto na Amazon e pediam que o mesmo fosse enviado para casa do comprador.
Posteriormente contactavam a Amazon para informar que o produto tinha chegado em más condições e nesse sentido solicitavam a devolução, obtendo o dinheiro de volta. Segundo revela o diário espanhol “El País”, recebiam um código para utilizar nos correios e fingiam devolver o produto, enviando uma caixa com berlindes, canetas ou mesmo vazia.
Através de uma falha na devolução de produtos, três espanhóis de 22 anos lucraram 350 mil euros e foram recentemente condenados a um ano de prisão e a uma multa de 1080 euros cada um. Esta é já considerada a maior burla que envolve a Amazon na Europa. Este procedimento de burla foi repetido mais de 200 vezes, até ao dia que foram denunciados pela Amazon e detidos pela polícia espanhola.