A Altice Labs, “quartel general” da Altice Portugal, tem vindo a ser notícia pelas patentes que tem vindo a conseguir registar na área da tecnologia. A Altice Labs conquistou agora um novo reconhecimento internacional, desta vez com uma patente concedida pelo United States Patent and Trademark Office (USPTO).
Altice Labs com patente intitulada Dual GPON Small Form-Factor Pluggable Optical Module
Intitulada “Dual GPON Small Form-Factor Pluggable Optical Module”, a patente refere-se a um módulo ótico compacto e inovador que duplica a capacidade de portas GPON em equipamentos de telecomunicações.
Esta tecnologia, desenvolvida para aplicação em Terminais de Linha Ótica (OLT) em centrais de telecomunicações, aumenta significativamente a densidade de terminais de rede ótica passiva (PON) por equipamento. A inovação responde à crescente procura por maior capacidade e velocidade nas redes de telecomunicações, impulsionada pelo aumento exponencial de utilizadores e dispositivos conectados.
Paulo Firmeza, Diretor-Geral da Altice Labs, referiu que…
Esta conquista, que muito nos orgulha, reforça a posição da Altice Labs na vanguarda da inovação em telecomunicações. O nosso compromisso com o desenvolvimento de tecnologias avançadas é a chave para continuarmos a fornecer soluções eficazes e robustas, que respondem diretamente às necessidades de um mercado em constante evolução
A nova patente norte-americana junta-se ao crescente portfólio de propriedade intelectual da Altice Labs, que em 2024 já conquistou várias patentes. Para além da “Dual GPON Small Form-Factor Pluggable Optical Module”, destacam-se:
- Método para processamento de linguagem natural baseado em segmentos multimodelo: aplicada à plataforma de conversações inteligentes BOTSchool, esta solução permite interpretar linguagem falada e escrita de forma a oferecer aos utilizadores interações mais naturais e eficazes.
- Distribuidor de limites de taxa de carga para a admissão de solicitações de serviço discretos: componente de software que otimiza o desempenho de sistemas de processamento de dados, como o Sistema de Cobrança Online (OCS), através da distribuição inteligente de recursos e da adaptação de limites de carga em várias interfaces.
A Altice Labs decidiu ainda reforçar a proteção de várias invenções com pedidos de patente já submetidos em Portugal.
Leia também…