Hoje em dia são vários os serviços de VPN que os utilizadores podem subscrever. Há serviços grátis e também serviços pagos que garantem as mais diversas funcionalidades e segurança.
No entanto, há um alerta relativo aos instaladores de clientes VPN. Segundo informações, estão a ser partilhados instaladores de VPN com malware que criam backdoors nos sistemas dos clientes.
Esta é mais uma razão para descarregarmos sempre software dos sites oficiais. De acordo com o TechRadar, há piratas informáticos que estão a distribuir instaladores de VPN com malware que criam backdoors nos sistemas.
Segundo a Trend Micro, empresa que alertou para esta situação, após os utilizadores procederem à instalação das “fake VPN”, os piratas informáticos ganham acesso ao sistema da vítima podendo roubar o mais diverso tipo de informação.
Instaladores de VPN devem ser obtidos nos sites oficiais…
É importante referir que os instaladores descobertos pela Trend Micro da Windscribe (serviço de VPN), são de sites fraudulentos e não os que estão no site oficial da Windscribe ou nas lojas de apps para dispositivos móveis. Os cibercriminosos usaram essa mesma técnica no passado para associar apps de videoconferência legítimos a ficheiros maliciosos.
Uma rede privada virtual garante a segurança das comunicações ponto a ponto, nomeadamente a privacidade, integridade e autenticidade dos dados. Para isso esta tecnologia faz a encriptação dos pacotes, garantindo que estes não sejam lidos por terceiros.
É importante referir que as VPNs são frequentemente usadas para proteger ligações a hotspots públicos de Wi-Fi, ocultar endereços IP, tornar a nossa navegação privada e garantir a proteção da identidade dos utilizadores.
Se precisam de uma VPN, usem de serviços referenciados no mercado que garantam a segurança dos clientes.