Os casos de burla digitais são notícia quase todos os dias. Nos últimos tempos têm sido várias as marcas afetadas e os esquemas são muito idênticos. As vítimas recebem um e-mail ou SMS a pedir que estas forneçam, através de um formulário para o efeito, os seus dados pessoais.
Recentemente começou a circular um e-mail em nome da EDP que promete devolver-lhe dinheiro. Atenção, é burla!
Uma vaga de phishing continua a afetar empresas e utilizadores em Portugal. EDP, Millenium, Ascendi, CTT, Intrum…são algumas das marcas que têm visto o seu nome associado a campanhas fraudulentas. As mensagens chegam dos “domínios conhecidos” só que não são efetivamente enviadas das entidades oficiais.
Burla em nome da EDP
Depois de uma primeira vaga de mensagens, os utilizadores voltaram a receber mensagens em nome da EDP. A mensagem chega do endereço no-reply@mailer.edp.pt
Se recebeu algum email destes, esteja atento! Se perceber que são fraude elimine de imediato. Por norma, o phishing é efetuado através de emails, anúncios ou de websites que têm um aspeto semelhante aos das empresas, ou negócios pelos quais estão a tentar fazer-se passar.
Tenha em consideração que os emails ou websites utilizados para phishing, poderão solicitar-lhe dados como:
- User e Passwords, e até mesmo a alteração de passwords;
- N.ºs de Segurança Social, Cartão de Cidadão;
- N.º da Conta Bancária e dos e cartões de crédito;
- Email;
- entre outras informações pessoais
Veja aqui como pode validar se o email que recebeu é um esquema de Phishing.