Por aqui, vamos conhecendo empresas e entidades que inovam, de forma pertinente, na hora de explorar o potencial da Inteligência Artificial (IA). A par desses, existem também os fins questionáveis, que acendem um debate mais duro. O governo da Venezuela está, alegadamente, a recorrer à tecnologia para criar vídeos com notícias falsas.
Seja na tecnologia, ou noutra área qualquer, surgem sempre os dois lados da moeda. Se por um lado há quem esteja a utilizar a emergência da IA para desenvolver mecanismos verdadeiramente benéficos ou proveitosos, por outro, há quem se aproveite das suas potencialidades para fomentar o caos.
Venezuela está, alegadamente, a utilizar IA para disseminar notícias falsas
Na Venezuela, o governo está, alegadamente, a utilizar IA para promover campanhas de desinformação nas redes sociais e nos meios de comunicação oficiais. Paralelamente, as televisões recorrem à IA para montar vídeos e divulgar, através deles, notícias falsas sobre a situação do país.
Um relatório divulgado pela Cazadores de Fake News expõe a forma como a Venezuela está a tirar partido dos avanços da IA. Especificamente, menciona uma empresa chamada Synthesia: sob pagamento de um valor mensal, os interessados conseguem gerar vídeos e incluir atores a ler um guião na língua escolhida.
❗ Manipulación con uso de IA:
“No lo dice Venezolana de Televisión, no lo dice este servidor…”
Es un avatar creado con Inteligencia Artificial el que habla sobre supuesto impacto de la Serie del Caribe en 🇻🇪, NO un medio de comunicación norteamericano, VTV.#Desinformación pic.twitter.com/08m66cmols
— Cazadores de Fake News (@cazamosfakenews) February 14, 2023
Além disso, o relatório menciona também um canal no YouTube conhecido como House of News Español. Aparentemente, este dissemina vídeos com deepfakes, e divulga notícias falsas sobre a economia do país, bem como outros temas fraturantes, como a crise política. Esses vídeos são promovidos por campanhas pagas e chegam mesmo a ser exibidos na televisão, enquanto fonte fiável.
Os títulos dos vídeos publicados na “House of News Español” servem de exemplo perfeito de como fontes e contas falsas são utilizadas para gerar “sementes” de desinformação que são depois repetidas por influenciadores e meios de comunicação próximos do governo de Maduro, utilizando citações de terceiros que, neste caso, não existem.
Revelou a Cazadores de Fake News.
Aparentemente, a estratégia desta divulgação de notícias falsas através de canais, à primeira vista internacionais, passa por levar os cidadãos venezuelanos a acreditar que os meios estrangeiros estão a partilhar o quão bem está a Venezuela.