A Inteligência Artificial (IA) já adota uma série de caras, executando tarefas e auxiliando os ocupados seres humanos. Aproveitando a sua utilidade, a Ucrânia criou uma porta-voz alimentada pela tecnologia para contactar com a imprensa, representando o Ministério dos Negócios Estrangeiros na prestação de declarações oficiais.
Recentemente, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia anunciou que vai utilizar uma porta-voz alimentada por IA para fazer declarações oficiais e interagir com a imprensa. Isto, de forma oficial.
O ministério ucraniano partilhou que, apesar de os humanos continuarem a ser os autores das declarações, a IA vai lê-las, servindo como uma porta-voz digital.
De nome Victoria Shi, a representante digital do Governo da Ucrânia falou, gesticulou com as mãos, e movimentou a cabeça, aquando de uma apresentação partilhada nas redes sociais.
O gabinete de imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros informou que as declarações feitas por Victoria Shi serão escritas e confirmadas por pessoas reais e não por IA, servindo a tecnologia apenas para ajudar a criar os elementos visuais da porta-voz.
A representante digital ucraniana foi criada com base na imagem de Rosalie Nombre, uma cantora ucraniana conhecida no país, nascida em Donetsk. A artista consentiu a utilização da sua voz e imagem, gratuitamente.
Segundo o ministério ucraniano, a IA será utilizada para poupar tempo e dinheiro, facilitando simultaneamente os processos durante o seu atual conflito com a Rússia.
Leia também: