A OpenAI lançou a tão esperada funcionalidade de memória para o ChatGPT, que se lembrará de tudo o que lhe pedir. O chatbot de Inteligência Artificial (IA) irá gravar todas as suas conversas para aprender mais sobre si. A memória para o ChatGPT tornará os prompts futuros mais úteis.
Numa publicação no X, a OpenAI confirmou que a funcionalidade memória está disponível para todos os utilizadores do ChatGPT Plus.
Usar a memória é fácil: basta iniciar um novo chat e dizer ao ChatGPT tudo o que quer que ele se lembre.
Disse a empresa. Esta funcionalidade é opcional e pode ser desativada no menu de definições.
A memória é ativada por predefinição para os membros do ChatGPT Plus. A nova funcionalidade pode ser encontrada na secção “Personalization” do menu “Settings“. Uma vez ativada, poderá aceder a uma lista de memórias que o chatbot guardou sobre si e geri-la como desejar. A OpenAI mencionou que as memórias do ChatGPT evoluem com as interações e não estão ligadas a conversas específicas. Se apagar uma conversa, as memórias não serão apagadas (e vice-versa).
Memory is now available to all ChatGPT Plus users. Using Memory is easy: just start a new chat and tell ChatGPT anything you’d like it to remember.
Memory can be turned on or off in settings and is not currently available in Europe or Korea. Team, Enterprise, and GPTs to come. pic.twitter.com/mlt9vyYeMK
— OpenAI (@OpenAI) April 29, 2024
A memória do ChatGPT e o seu efeito na privacidade dos utilizadores
A memória do ChatGPT é um complemento das instruções personalizadas, uma funcionalidade da IA que lhe permite partilhar tudo o que pretende que o chatbot considere na sua resposta. As instruções personalizadas e as memórias ajudam a IA a criar um perfil e a dar melhores respostas.
Há quem se pergunte se a memória do ChatGPT pode violar a privacidade do utilizador. Para evitar problemas ou fugas de informação, a OpenAI impedirá o ChatGPT de memorizar informações sensíveis.
A memória traz considerações adicionais de privacidade e segurança, como o tipo de informação que deve ser lembrada e como ela é usada.
Estamos a tomar medidas para avaliar e mitigar o preconceito e impedir que o ChatGPT se lembre proativamente de informações confidenciais, como os seus detalhes de saúde, a menos que o solicite explicitamente.
Disse a empresa.
A OpenAI confirmou que a memória do chatbot funcionará até que a desative ou exclua as memórias. No caso de apagar a sua conta, todas as suas memórias armazenadas também desaparecerão, embora seja provável que tenham sido usadas para treinar os modelos da OpenAI.
A memória do ChatGPT não está ainda disponível em Portugal. A OpenAI confirmou que os utilizadores da União Europeia e da Coreia do Sul não terão acesso a esta funcionalidade – esperemos que temporariamente.
Leia também: