Já estamos um tanto habituados à irreverência de Elon Musk e, efetivamente, o empresário parece ter sempre alguma na manga. Algum tempo depois da polémica aquisição do Twitter, o também CEO da Tesla poderá ter assumido que usará os dados do Twitter para treinar modelos de linguagem baseados em Inteligência Artificial (IA).
Não é um hábito recente, pelo que o Twitter já é, há algum tempo, o meio predileto de Elon Musk para ir mandando as suas postas. Apesar de nem sempre significarem, efetivamente, novos planos para alguma das suas empresas, a verdade é que, por vezes, são dicas de ideias que o empresário pretende pôr em prática.
Numa resposta recente, no Twitter, Elon Musk confirmou que poderá utilizar dados do Twitter para alimentar sistemas de linguagem baseados em IA, bem como outras tecnologias.
In which Tesla investor day is running a bit late but CEO Elon Musk confirms he plans to use Twitter for data and reinforcement learning with human feedback, i.e. for training large language models just like OpenAI’s ChatGPT… pic.twitter.com/4Z9phoFPa9
— Lora Kolodny (@lorakolodny) March 1, 2023
De facto, a base de dados do Twitter poderia ser uma fonte conveniente para o treino de um modelo de linguagem de IA. Afinal, os seres humanos comunicam por lá, expressam-se e asseguram interações informais, normalmente, com um contexto que poderá complementar uma tecnologia como aquelas que temos vindo a conhecer.
Leia também: