Pplware

Casa Branca lança concurso baseado em IA para proteger os sistemas de hackers

Não passa um dia sem que haja novidades no setor da Inteligência Artificial. E as notícias recentes indicam que a Casa Branca lançou agora um concurso baseado em IA para proteger os sistemas governamentais de hackers.


Casa Branca: concurso IA para proteger sistemas de hacks

De acordo com as informações avançados pela agência Reuters, a Casa Branca disse nesta quarta-feira (9) que lançou um concurso cibernético multimilionário para estimular o uso de Inteligência Artificial para encontrar e corrigir falhas de segurança na infraestrutura do governo dos Estados Unidos, numa altura em que cresce o uso da tecnologia por hackers para fins maliciosos.

Segundo Anne Neuberger, vice-acessora de segurança nacional do governo dos EUA para a tecnologia cibernética e emergente, “a segurança cibernética é uma corrida entre ataque e defesa“. E acrescentou que “sabemos que atores mal-intencionados já estão a usar a IA para acelerar a identificação de vulnerabilidades ou construir software malicioso“.

A Casa Branca explicou que o concurso terá a duração de dois anos e inclui cerca de 20 milhões de dólares em recompensas, sendo liderado pela Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA), que é a entidade do governo dos EUA responsável por criar tecnologias para a segurança nacional. O governo norte-americano disse que a Google, Anthropic, Microsoft e OpenAI, empresas que se destacam no segmento da IA, vão disponibilizar os seus sistemas para este projeto.

Este concurso vai marcar as tentativas oficiais de enfrentar uma ameaça emergente que os especialistas ainda estão a tentar entender. Ferramentas como o ChatGPT, por exemplo, permitem a criação de conteúdos convincentes, sendo que as empresas chinesas começam a apostar seriamente nos seus próprios recursos de Inteligência Artificial. Mas os especialistas dizem que ferramentas deste género facilitam significativamente a realização de campanhas de hacking em massa ou a criação de perfis falsos nas plataformas sociais para espalhar informações falsas e propaganda.

Neuberger disse ainda que “o nosso objetivo com o desafio DARPA AI é catalisar uma comunidade maior de defensores cibernéticos que usam os modelos de IA participantes para concorrer mais rápido – usando a IA generativa para reforçar as nossas defesas cibernéticas“.

O governo dos EUA disse também que o Open Source Security Foundation (OpenSSF), um grupo de especialistas norte-americano que tenta melhorar a segurança do software de código aberto, será responsável por garantir que o “código de software vencedor seja colocado em uso imediatamente“.

Exit mobile version