O ChatGPT ainda não fez um ano, mas já conta com vários concorrentes, fruto do trabalho de empresas que viram nas suas potencialidades uma oportunidade. Agora, a Amazon vai investir na Anthropic, uma rival da OpenAI.
A Amazon anunciou que vai investir até quatro mil milhões de dólares na empresa de Inteligência Artificial (IA) Anthropic, assumindo uma posição minoritária na empresa.
Esta decisão sublinha a vontade que a Amazon não tem escondido de fazer frente a rivais como a Microsoft e a Google, em matéria de IA, reforçando a sua posição e respondendo à popularidade da chamada IA generativa.
De acordo com informações, a Anthropic foi fundada há cerca de dois anos por antigos executivos de investigação da OpenAI. Recentemente, estreou o seu novo chatbot de IA, o Claude 2.
Amazon investe em empresa de IA
As duas empresas disseram, hoje, que estão a construir uma colaboração estratégica que visa promover a IA generativa, com a startup a definir a Amazon Web Services (AWS) como o seu principal fornecedor de nuvem.
Conforme adiantado, a Anthropic fornecerá aos clientes da AWS acesso antecipado a recursos exclusivos para personalização de modelos e recursos de fine-tuning.
Além disso, a Anthropic usará semicondutores personalizados, projetados pela AWS para treinar os modelos básicos que sustentam as suas aplicações de IA.
Os clientes da AWS poderão basear-se nos modelos de IA da Anthropic através do Amazon Bedrock – um serviço que lhes permite criar aplicações de IA generativas na nuvem, por meio de modelos existentes, em vez de treinarem os seus próprios modelos.