Pplware

53% não confiaria num médico que utilizasse IA para dar um diagnóstico

Ainda que o Sistema Nacional de Saúde (SNS) já integre ferramentas de Inteligência Artificial (IA) na triagem, o debate ético permanece vivo. Além disso, apesar das vantagens, a resistência popular permanece. Neste cenário de novidade, perguntámos aos nossos leitores se confiariam num médico que utilizasse IA para dar um diagnóstico. Eis os resultados!


Confiaria num médico que utilizasse IA para dar um diagnóstico?

Fechada a questão, analisam-se os resultados das 1593 respostas dadas pelos leitores do Pplware. Destes, 848 (53%) revelam que não confiariam num médico que utilizasse IA para dar um diagnóstico.

Por sua vez, os restantes 745 (47%) responderam que confiariam num médico que utilizasse IA para dar um diagnóstico, num cenário em que a entrada da tecnologia nos consultórios médicos já não é uma promessa de ficção científica, mas uma realidade regulamentada, aliás, pelo novo EU AI Act, que em 2025 definiu padrões rigorosos de segurança e transparência para estas ferramentas.

Resultados em gráfico

Para uma melhor perceção visual, segue o gráfico com os resultados desta questão.

Pode, também, ver as opiniões deixadas na secção de comentários do artigo onde foi colocada a questão.


Participe na nossa questão desta semana

Questão desta semana:


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, para conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Assim, caso queiram ver algum tema votado nas nossas questões semanais, basta deixarem um comentário com o mesmo ou enviem para marisa.pinto@pplware.com.

Exit mobile version