O mercado dos smartphones continua cada vez mais apetecível. Os grandes “players” estão a fortalecer as suas ofertas e a concorrência aguça a necessidade de mostrar novidades. A Microsoft dentro dos smartphones tem ficado para trás, mas espera-se que responda à altura.
O prometido Windows Mobile 7 será o volte face que o mercado anseia, no entanto e para ter um produto de facto capaz de se bater com os melhores, a Microsoft irá lançar o seu próprio smartphone. O Zune Phone.
Não está ainda confirmado, por parte de fontes oficiais, mas uma fonte anónima confirma que a NVIDIA estará presente na MWC para apresentar, conjuntamente com a Microsoft, o novo Zune Phone.
Este novo smartphone da Microsoft é baseado na plataforma Tegra. Isto confirma que o novo telefone foi desenvolvido à imagem e semelhança do Zune HD que já tivemos oportunidade aqui de mostrar. Será uma compilação de altos desempenhos multimédia com as capacidades de um normal telefone. Esta forte vertente multimédia, permite, por exemplo, a reprodução de vídeo em alta definição (HD) de 720p.
Com esta informação e com alguns indícios (informações embutidas num controlador USB de dispositivos Zune) parece cada vez mais sólida a existência do aclamado Zune Phone de Microsoft. Assim, é quase certo o anúncio do telefone que será a estrela em Barcelona no próximo Mobile World Congress.
Nvidia Tegra
Segundo rumores, o telefone irá usar a arquitecura Nvidia Tegra, o que seria uma mais valia em termos de qualidade gráfica. O Zune virá equipado com uma câmara de 5 Mpx e suporte para video HD 720p, 1 saída HDMI, ecrã 16:9 OLED multitáctil de 3,3″. 16 Gbytes de memoria interna, sintonizado de radio FM, bateria de íon e lítio com autonomia estimada de 33 horas de música e 8,5 horas de vídeo, tudo num equipamento que pesa 70 gramas.
Em termos de conectividade, contará com WiFi 802.11 b/g e possibilidade de sincronização vía WiFi. Isto se se confirmar evolução do Zune HD para o Zune Phone.
O mercado está ao rubro e isso beneficia claramente o utilizador. Resta esperar uns dias para confirmar ou desmentir estes rumores que condimentam o próximo Congresso Mundial de Dispositivos Móveis.. MuyComputer